Você está aqui

Sistema FIERGS recebe 65 distinções no Prêmio Qualidade RS

A cerimônia de entrega da premiação da 16ª edição do Prêmio Qualidade RS, promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), realizada na noite de terça-feira (5), em Porto Alegre, mostrou o envolvimento das unidades do Sistema FIERGS de todas as regiões do Estado com a causa da qualidade. Ao todo, foram 65 troféus e medalhas conquistados por Sesi, Senai, IEL, Cefiergs e Condomínio.

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, também foi agraciado com a Homenagem Especial de Reconhecimento de Pessoa Física do PGQP. Ao receber a distinção, colocou a entidade na condição de indutor do desenvolvimento da gestão no Rio Grande do Sul. "Nossa organização sempre defendeu a busca pela qualidade, pela inovação e pelo aumento da capacidade de gestão. E só podemos argumentar em favor do que praticamos. Esta noite é uma mostra de que o Sistema FIERGS está comprometido com a causa da qualidade", disse ao elogiar o desempenho das entidades que fazem parte da instituição.

Sesi-RS e Senai-RS usam ferramentas da qualidade baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Programa Gaúcho da Qualidade (PGQP) e na norma de Gestão da Qualidade ISO 9001, desde 1993. Já, a partir de 2008, o processo foi estendido para todo o Sistema FIERGS.

Atualmente as entidades do Sistema, como Sesi e seus Centros de Atividades, Senai e suas escolas, IEL-RS, Centro de Eventos FIERGS, Condomínio FIERGS e o Centro das Indústrias do RS, possuem Termo da Adesão ao PGQP e participam regularmente, a cada ano, no Sistema de Avaliação do Programa Gaúcho.

Para o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, o evento, considerado o maior do mundo na área da qualidade, já está introjetado na cultura gaúcha. "Este comprometimento caracteriza nossa população. E o desenvolvimento da gestão serve justamente para que tenhamos um crescimento econômico vigoroso e equilibrado", ressaltou.

E sobre o futuro do programa, o presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, acredita que trata-se de uma evolução infinita. "No mesmo compasso que há empresas que conquistam seus troféus diamantes e que se tornam exemplos, há milhares de pequenas e microempresas que precisam ser inseridas nesta cultura de gestão pela qualidade, que também tem sua transformação", projeta.

Publicado quarta-feira, 6 de Julho de 2011 - 0h00