AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Tailândia busca cooperação maior com indústria do RS

Relações Internacionais

O embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparat, foi recebido nesta segunda-feira (11), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul,  pelo vice-presidente do CIERGS Carlos Alexandre Geyer. Suparat, que assumiu o cargo este ano, trabalha para intensificar as relações comerciais entre os dois países, mesmo que o Brasil se mantenha como principal parceiro da nação asiática na América Latina. Neste contexto, o Estado tem importante contribuição a dar. “A indústria do Rio Grande do Sul é muito forte, e a intenção é reforçar ainda mais os laços”, disse Suparat. “A FIERGS é parceira para ajudar a gerar negócios”, observou Geyer, lembrando a diversidade da indústria gaúcha, de perfil exportador em diferentes setores.

No ano passado, a corrente de comércio entre as duas nações alcançou US$ 3 bilhões, uma queda de 10,6% em comparação com 2015. Para o Rio Grande do Sul o impacto da redução foi muito maior, com -62,7% em um total de US$ 75 milhões somados. Soja foi o principal produto brasileiro comprado pelos tailandeses que, em contrapartida, venderam especialmente máquinas e equipamentos. Já o produto mais exportado pelo Rio Grande do Sul à Tailândia foi peles, e o importado, borracha. A Tailândia é o 54 º país de destino das exportações gaúchas e o 31º em origem. O embaixador citou também as  indústrias farmacêuticas e de cosméticos como boas possibilidades de cooperação entre o RS e o país asiático.

Surasak Suparat aproveitou para convidar os empresários gaúchos a participarem da ThaiFex – World of Food Asia 2018, principal feira de alimentos e bebidas realizada na Tailândia e que reúne importadores e exportadores dos principais países asiáticos e europeus. Ela ocorrerá entre 29 de maio e 1º de junho do próximo ano no centro de convenções Impact Muang Thong Thani.


Crédito foto: Dudu Leal