Você está aqui

Gerenciar de maneira eficaz os talentos de um negócio é, sem dúvida, um dos maiores desafios para os gestores ou profissionais de RH da era moderna.

Em função da evolução tecnológica e digitalização das soluções, o mundo vem passando por diversas mudanças. São aspectos que têm alterado não apenas o comportamento de consumo das pessoas, mas também o seu perfil profissional.

Dado o contexto, contratar millennials é uma das tarefas mais complexas do momento — e é justamente sobre isso que falaremos neste conteúdo. Acompanhe a leitura para saber como vencer as barreiras entre as gerações!

O que são millennials?

Também conhecidos como a geração Y, hoje em dia os millennials já representam uma grande porcentagem da faixa demográfica da população mundial. O conceito geral entre especialistas mostra que essa geração é representada pelos nascidos entre o final da década de 1980 e o começo dos anos 2000.

Essa geração cresceu e se desenvolveu em uma época na qual havia prosperidade econômica, e os avanços tecnológicos foram expressivos. Além disso, eles viveram em ambientes altamente urbanizados, presenciando uma das mais importantes revoluções da história: a internet.

A internet teve um papel muito relevante para que pudéssemos chegar onde estamos hoje enquanto sociedade. Basta notar os grandes avanços proporcionados pela conectividade entre pessoas, produtos e serviços.

As interações no ambiente virtual mudaram não apenas as relações sociais e midiáticas, mas também as relações de trabalho e o comportamento dos jovens profissionais.

Quais são os principais pontos de formação de personalidade dos millennials?

Considerando que você precisa contratar millennials, já que eles representam a maior parte da população economicamente ativa no momento, é muito importante conhecer os pontos de formação de seu caráter e personalidade profissional.

Eles são pessoais e profissionais ao mesmo tempo

Diferentemente da geração anterior, os millennials cresceram vendo seus pais sacrificarem momentos em família e suas vidas pessoais para alcançarem objetivos profissionais. Mas eles não pretendem seguir por esse caminho.

Para os millennials, trabalho e casa não são assuntos separados. Eles são capazes de trabalhar e jogar ao mesmo tempo. Sua habilidade em executar múltiplas tarefas é impressionante. 

Eles querem flexibilidade

Graças aos millennials, o formato de trabalho tradicional está mudando. Ninguém mais acredita que uma pessoa só pode ser produtiva se passar oito horas por dia na frente de um computador dentro da empresa.

Os millennials querem empregos flexíveis, assim como eles. São mais inclinados a aceitar redução salarial, recusar promoções ou até mesmo se realocar para que possam manter o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Este é um choque de realidade entre as gerações, pois muitos empreendedores ainda têm a mente fechada — mas isso é um erro ao contratar millennials. Para atrair e reter esses novos talentos, é preciso deixá-los trabalhar em seus próprios termos.

Afinal, o que importa para a empresa são os resultados, correto? E nesse aspecto não há o que reclamar, pois os millennials não deixam a desejar no que se diz respeito à produtividade e à qualidade da entrega.

Eles são empoderados

Naturalmente, os millennials têm o ímpeto de buscar pelas melhores posições e fazer o que for preciso para isso. Afinal, foram criados acreditando que merecem estar à frente das coisas.

Por isso, eles costumam procurar por feedbacks regulares e esperam relacionamentos recíprocos com seus líderes.

É preciso saber também que eles têm o hábito de demandar reconhecimento, mas não de uma forma insubordinada, pois consideram que isso faz diferença na sua motivação.

Eles nasceram para liderar

O millennial tem a tendência de trabalhar por toda a empresa apenas para vê-la se movimentando e crescendo. Diante da menor oportunidade que tiver para demonstrar liderança, fará o possível para se superar e ir além.

Entendem bastante de tecnologia

Sem dúvida, é a geração mais sedenta por conhecimento — e quando falamos em conhecimento, falamos de especialmente de gadgets. Os millennials são especialistas natos em tecnologia.

Eles adoram mudanças, estão sempre fazendo experimentações e sabem como colocar tudo o que aprendem em prática no trabalho. Os funcionários da geração Y têm habilidades que podem ser muito bem aproveitadas no cotidiano da empresa.

Quais são os desafios atuais na gestão de carreiras com millennials?

Para atrair e manter os millennials nas organizações, as empresas têm se deparado com alguns desafios. Podemos citar os principais:

  • oferecer uma proposta atrativa o suficiente para que eles não busquem por oportunidades melhores;
  • adequar o formato de trabalho da empresa ao perfil de produção e desenvolvimento dos novos talentos;
  • acompanhar as constantes mudanças e evoluções tecnológicas que a sociedade moderna tem passado;
  • gerar um ambiente de trabalho capaz de engajar os jovens funcionários;
  • garantir condições favoráveis para seu comprometimento com a missão da empresa;
  • elaborar planos específicos de carreira com base nas habilidades de cada colaborador;
  • oferecer modelos de trabalho flexíveis.

Basicamente, os gestores precisam conhecer as necessidades e sonhos de cada integrante da equipe para saber como incentivar e apoiar cada um.

Por que é importante que as empresas invistam em atualização?

Como vimos até aqui, contratar millennials pode tornar a empresa muito mais competitiva. E o motivo é simples: trata-se de uma geração comprometida com os melhores resultados e que busca constantemente por reconhecimento pelo seu bom trabalho.

Contudo, isso é uma tarefa que exige mudanças drásticas no modelo operacional da empresa e, é claro, mente aberta por parte dos seus gestores e de toda a equipe do RH.

Sendo assim, é imprescindível começar investindo em inovação e atualização. Não somente por conta de questões financeiras, mas também pela possibilidade de oferecer um ambiente de trabalho engajador. Também é preciso pensar em condições mais atrativas, capazes de manter os talentos dessa geração em sua empresa em vez de perdê-los para uma companhia concorrente.

Neste conteúdo você entendeu as maiores dificuldades que as empresas atuais têm passado na hora de contratar millennials. Também mostramos os pontos mais importantes sobre a personalidade desses jovens profissionais e o que é necessário mudar para atraí-los e engajá-los.

O artigo sobre como vencer as barreiras entre as gerações na hora de contratar millennials foi útil para você? Então siga-nos no FacebookLinkedInYouTubeFlickrInstagramMedium e no Twitter. Assim, você vai receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das maiores novidades do mercado!

sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
16 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat