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O primeiro dia de qualquer profissional em uma empresa pode ser conturbado. Por mais talentoso e experiente que ele seja, ainda não tem clareza sobre suas atribuições, não conhece as equipes nem mesmo a cultura organizacional. Por isso, é fundamental que o RH incorpore o onboarding de novos funcionários.

A ideia é tornar esse ritual de chegada algo agradável, para que a integração e o engajamento sejam realizados de forma natural. A prática traz vantagens não só para o novo colaborador, mas também para a companhia como um todo.

Quer entender por que seu negócio deve investir no onboarding para fazer a recepção de profissionais recém-contratados? Acompanhe nosso post, saiba mais sobre essa ideia, aprenda a realizá-la e entenda seus benefícios!

O que é onboarding de novos funcionários?

Onboarding é uma maneira de planejar a recepção de novos colaboradores. Assim, eles vão se sentir acolhidos pelo time e familiarizados com o ambiente, suas tarefas e políticas da organização.

É uma prática importante, pois tudo é novidade para o recém-chegado. Ele pode chegar assustado e cheio de dúvidas para o primeiro dia. É uma reação natural. Afinal, apesar de inseguro, ele quer impressionar e já fazer o seu trabalho, mas ainda não está integrado.

Por isso, é responsabilidade do departamento de RH “quebrar o gelo” e fazer o onboarding de novos funcionários, transmitindo assim uma boa imagem da companhia.

A ideia é deixar clara a importância que o profissional tem para a empresa, a expectativa dos gestores sobre ele, bem como as regras da organização. Tudo de uma maneira simples e, se possível, descontraída.

Como realizar essa prática?

O onboarding de novos funcionários pode começar ainda no processo seletivo. Basta que o setor de RH já inclua informações sobre a cultura organizacional e detalhes do cargo no anúncio da vaga. Dessa maneira, o candidato tem uma ideia prévia de como será trabalhar na empresa.

Ainda na entrevista, também é possível antecipar algumas informações, até para perceber se os valores do profissional são compatíveis com os da empresa.

Organização do ambiente de trabalho

O onboarding propriamente dito começa, de fato, no primeiro dia de serviço. Por isso, é importante que o ambiente onde o funcionário vai ficar esteja organizado. Já deixe seu computador separado, com senha e e-mail configurados, por exemplo — caso esse seja seu instrumento de trabalho. Uniformes, crachá e outros materiais também podem estar disponíveis.

Muitas empresas vão além e costumam deixar um cartão de boas-vindas na mesa do profissional. Ou, ainda, entregar um manual com detalhes da cultura e política organizacional. Dessa forma, a pessoa já sabe o que é ou não permitido fazer no local.

Outra ideia é realizar um evento para os novatos — como um café da manhã. Assim, eles podem ter um contato mais próximo com as pessoas com as quais vão conviver.

Acompanhamento de um mentor

Além de organizar o local de trabalho, é importante nomear um funcionário como mentor. Ou seja, uma pessoa que possa apresentar a empresa, as equipes e os gestores para o recém-contratado.

O mentor ajuda nos primeiros passos das atividades, tira as dúvidas e já traz um roteiro para o primeiro dia. Isso tudo deixa o colaborador mais relaxado e seguro. Também evita que o novato interrompa outros colegas com uma série de perguntas.

Um erro muito comum nas companhias é tentar transmitir todas as atribuições do funcionário e características da empresa em um mesmo dia. Isso é ruim, pois o indivíduo não se lembrará de tudo ou pode até se sentir pressionado ou assustado.

Treinamento

Dependendo da função do novo profissional, o onboarding pode incluir alguns dias de treinamento. Isso ajuda a ter uma visão geral de suas atividades e de seu papel na companhia.

Mas isso deve ser feito aos poucos para que a conexão do funcionário com a empresa ocorra de forma leve e natural. Então, quando ele perceber, já estará integrado com o time. Um dos propósitos do onboarding é justamente proporcionar uma boa experiência ao recém-contratado. 

Quais são os benefícios de adotar essa ideia?

Investir no onboarding para novos funcionários pode trazer uma série de benefícios. Veja a seguir:

Motivação do colaborador

Os primeiros dias de trabalho devem transmitir segurança e acolhimento ao funcionário. Ele certamente ficará mais motivado e terá um sentimento de lealdade com a companhia. Dessa forma, vai ser mais dedicado e contribuir para o bem-estar do clima organizacional.

Aumento da produtividade

Quando a companhia mostra que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida do funcionário, ele fica mais satisfeito com o novo emprego. Isso tem reflexo direto no aumento da sua produtividade — melhorando assim os resultados do negócio.

Redução de turnover

Para a empresa, ter funcionários motivados é uma forma eficiente de reter talentos e também de diminuir o turnover. Isso ajuda a reduzir gastos com processos seletivos, contratações e treinamentos constantes.

Alinhamento da cultura

As equipes precisam falar a mesma língua, concorda? Mas, para que o recém-contratado entenda qual deve ser sua postura, é fundamental que ele conheça a política da organização.

Com o onboarding, ele fica ciente de todas as regras e procedimentos. Então, fica mais confiante e evita erros que poderiam prejudicar sua imagem ou o trabalho dos colegas.

Além disso, essa prática de boas-vindas garante que o colaborador receba informações de uma fonte segura — o que evita mal-entendidos no futuro.

Integração com o time

Essa recepção planejada do profissional facilita a sua integração com a equipe, pois ele é preparado para sua função e é apresentado a toda a empresa. Desse modo, tem mais facilidade para trabalhar em grupo — garantindo bons resultados em suas atividades.

Viu só com o onboarding de novos funcionários é uma prática que deve fazer parte das ações do departamento de RH? Negócios de diferentes portes só têm a ganhar ao realizar um planejamento para a recepção dos recém-contratados.

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sexta-feira, 17 de Maio de 2019 - 10h10

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