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Garantir tempo para tarefas exclusivas e delegar demandas são facilmente citadas como alternativas para lidar com o estresse cotidiano das lideranças. É o que diz o artigo Leaders Shouldn't Try to Do It All publicado pela revista Harvard Business Review. Nele os autores defendem que líderes devem se concentrar nas tarefas mais importantes, delegando outras para maximizar o desempenho da organização.   

Mas, sob a pressão constante e crescente por resultados e a disponibilidade ininterrupta, acaba que muitos líderes enfrentam sozinhos uma grande sobrecarga e uma dificuldade em administrar temas sensíveis, como cuidar da saúde mental do seu time e dar feedbacks, por exemplo. 

Pesquisas da já citada Harvard Business Review e da consultoria Deloitte divulgadas pelo jornal Valor Econômico mostram que 96% dos líderes entrevistados se sentem estressados e 33%, cronicamente esgotados, além de 77% desses afirmarem que a cultura do “sempre disponível” está prejudicando o equilíbrio entre vida e trabalho. 

Na mesma publicação consta o estudo da consultoria DDI (Development Dimensions International) apresentando que 62% das lideranças acreditam que a sobrecarga tem impactado a cultura da empresa. O mesmo levantamento traz que 42% dos gestores consideram mudar de empresa em função dessa exaustão e que 57% dos jovens não querem cargos de liderança em função da pressão e sobrecarga. 

A TEORIA DA VANTAGEM COMPARATIVA 

Originalmente desenvolvida por David Ricardo, a teoria da vantagem comparativa é a base da abordagem do artigo publicado pela revista Harvard Business Review. 

Os autores argumentam no artigo que os líderes devem identificar e se concentrar nas tarefas que só eles podem realizar com excelência, ou seja, aquelas onde possuem uma vantagem comparativa. 

O processo proposto pela teoria envolve quatro etapas, e acredita-se que, ao aplicar o conceito de vantagem comparativa, os líderes podem evitar a sobrecarga de trabalho, otimizar o uso de seus talentos e, consequentemente, alcançar melhores resultados para a organização. 

Remover tarefas sem vantagem absoluta: Identificar e delegar tarefas que outros membros da equipe podem realizar tão bem ou melhor. 

Delegar tarefas com pouca vantagem comparativa: Transferir responsabilidades onde a vantagem do líder é modesta, permitindo que outras pessoas assumam essas funções.

Assumir tarefas com forte vantagem comparativa: Focar em atividades em que o líder possui uma vantagem significativa e que podem gerar um impacto significativo no desempenho da organização. 

Garantir tempo para tarefas exclusivas: Reservar tempo para tarefas que só o líder pode realizar, como construir parcerias estratégicas e desenvolver a próxima geração de líderes. 

 

COMO O SESI PODE APOIAR AS EMPRESAS 

Com o objetivo de fortalecer líderes e criar culturas organizacionais saudáveis, o SESI desenvolveu o Programa Cuidar para Liderar.  

Dividido em três trilhas, o programa explorar diferentes dimensões da liderança, permitindo uma experiência especializada, conforme as necessidades de cada organização e o nível de maturidade em relação à saúde mental no trabalho.  

Acesse a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 051 8555 ou pelo WhatsApp e saiba mais sobre o Programa Cuidar para Liderar. 

segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025 - 13h13

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