Você está aqui
Durante muito tempo, a pontualidade era observada apenas do ponto de vista da etiqueta. Porém, alguns pesquisadores passaram recentemente a questioná-la também do ponto de vista psicológico. Em situações analisadas eles relacionam a incapacidade de manter horários e estabelecer prioridades a transtornos associados com déficit de atenção, depressão e ansiedade.
No ambiente de trabalho, um estudo publicado pela revista Science aprofunda a compreensão de como a pontualidade influencia a percepção da qualidade do trabalho e a avaliação dos profissionais.
Por meio de uma série de experimentos, os pesquisadores demonstraram que a entrega atrasada de uma tarefa tem um impacto significativamente negativo na avaliação do trabalho e do profissional. Essa percepção negativa ocorre porque os atrasos são interpretados como uma falta de competência e confiabilidade por parte do profissional.
Entre os achados na pesquisa estão:
- Atrasos e qualidade percebida: A entrega tardia reduz drasticamente a percepção da qualidade do trabalho, mesmo que o trabalho em si seja bem-feito.
- Entrega antecipada: Embora a antecipação possa parecer uma vantagem, os pesquisadores não encontraram evidências de que ela melhore significativamente a avaliação do trabalho.
- Importância do prazo: Atrasos em prazos considerados críticos têm um impacto ainda maior na avaliação.
- Justificativas: Oferecer uma explicação válida para o atraso pode atenuar o impacto negativo, mas não o elimina completamente.
- Confiança e competência: A pontualidade é um forte indicador de competência e confiabilidade. Quando um profissional entrega um trabalho atrasado, a confiança na sua capacidade de cumprir prazos e entregar resultados de qualidade é abalada.
- Heurísticas de julgamento: As pessoas tendem a usar atalhos mentais para avaliar o trabalho dos outros. A pontualidade é um desses atalhos, e a sua violação pode levar a conclusões negativas sobre a qualidade do trabalho e a competência do profissional.
COMO O SESI ATUA E PODE APOIAR EMPRESAS E TRABALHADORES
Um dos fatores de proteção psicossocial mais importantes para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis é a segurança psicológica, que está vinculada aos relacionamentos, às interações com lideranças, gerentes, supervisores e colegas. Ao sentir-se bem e ciente do valor da sua atuação individual e coletiva, o trabalhador desenvolve suas atividades com a devida atenção, tornando-se mais produtivo e consciente da necessidade de autocuidado também.
Acolhimento em Saúde Mental, Atendimento Psicológico in company e online, Gestão em Saúde Mental, Desenvolvimento de Lideranças são algumas das soluções que o SESI-RS oferece para que uma organização fortaleça toda uma cultura voltada para a saúde mental dos trabalhadores. Acesse e saiba mais Soluções | SESI-RS
Deixe um Comentário