Você está aqui

A coqueluche é uma infecção respiratória aguda, altamente transmissível e causada pela bactéria bordetella pertussis.  

A doença compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por tosse seca no estágio agudo de uma crise.  

Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar a óbito. 

No primeiro semestre de 2024, diversos países registraram um aumento de casos da doença. Segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção das Doenças, somente nos três primeiros meses de 2024, foram registrados na União Europeia mais de 32 mil casos de coqueluche em pelo menos 17 países, frente aos pouco mais de 25 mil registros do ano passado inteiro. 

No Brasil, o Ministério da Saúde registrou neste ano, 115 casos da doença no início de junho. Em 2023, foram 217 no total do ano. 

De acordo com nota técnica publicada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações, o aumento de casos registrado em outros países, a partir de 2023, sinaliza que situação semelhante poderá ocorrer no Brasil dentro de pouco tempo. 
 

A infecção pode durar cerca de 6 a 10 semanas e evolui em três fases sucessivas

Na fase inicial há manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua.  

Na segunda fase, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar.  

Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum

Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar.
 
Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.  

Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido o esquema vacinal (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la.  

Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica.

A principal forma de prevenção da coqueluche é a vacinação disponível na rede pública e privada. Consulte a Clínica de Vacinas do SESI para saber mais. 

Os públicos são:  
- Crianças a partir dos 2 meses de vida;  
- Maiores de 7 anos de idade que não foram vacinados; 
- Gestantes, a cada gestação, a partir da 20ª semana gestacional; e puérperas, em atenção às recomendações estabelecidas pelo Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. 

CLÍNICA DE VACINAS DO SESI 

O SESI atua com aplicação de vacinas nas dependências de empresas, in company, em todo o Rio Grande do Sul, ou nas unidades com salas de vacina.
Além da vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa) e da vacina tríplice bacteriana acelular + Poliomielite, ambas contra a coqueluche, são oferecidas as vacinas da dengue, as vacinas trivalente e quadrivalente contra a gripe, contra HPV, Herpes Zoster, entre outras.  

Veja onde estamos e proteja-se! 

Espaço Saúde Caxias do Sul  
Avenida Rio Branco, 186  
Bairro São Pelegrino  
(54) 3201-5520 

Espaço Saúde Panambi  
Rua Konrad Adenauer, 1585   
Bairro Érica  
(55) 3375.5120 

Clínica de Vacinas SESI Canoas  
Rua Aurora, 1220  
Bairro Marechal Rondon  
(51) 3299.8211 

Clínica de Vacinas SESI Santa Cruz do Sul 
Rua Carlos Trein Filho, 316  
Bairro Centro 
(51) 3740-1800 

Clínica de Vacinas SESI Bento Gonçalves 
Av. Presidente Costa e Silva, 130  
Bairro Planalto 
(54) 34497520   

Clínica de Vacinas SESI Farroupilha 
Rua Papa João XXIII, 700  
Bairro São Luiz 
(54) 32606300 

 

sexta-feira, 12 de Julho de 2024 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat