Você está aqui
O trabalho representa um espaço importante de inserção social e vai muito além de meio de sobrevivência. Ele é fonte de sentido da vida, estabelece rotinas, provê status, satisfação e realização.
O trabalho também pode promover a saúde mental, pois alguns fatores - somados aos recursos individuais do trabalhador (psicológicos, biológicos e sociais) - podem interferir positivamente no bem-estar físico, mental e social.
São os chamados fatores de proteção psicossocial. Entre os principais estão: a cooperação entre colegas, os relacionamentos saudáveis, a possibilidade de dar opinião sobre o trabalho, comunicação clara e não-violenta, liderança positiva, reconhecimento, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Assim como os fatores de proteção, existem os fatores de risco psicossocial. Conflito de papéis e responsabilidades, falta de apoio da liderança e dos colegas, assédio e outras formas de violência, problemas de comunicação e relacionamentos conflituosos são alguns desses fatores.
Ainda que a saúde mental pareça resultar unicamente de características individuais, diferentes variáveis também impactam significativamente nos comportamentos e nas respostas das pessoas.
A identificação dos fatores de risco psicossocial no trabalho não é algo simples, e ainda que sejam reconhecidos, normalmente o que se percebe com facilidade e se tenta combater são as consequências. A depender da maturidade da empresa, e da forma como se dão as mudanças organizacionais, novos e diferentes riscos podem surgir.
No ambiente de trabalho, o impacto de uma saúde mental fragilizada se reflete no absenteísmo, nos afastamentos e auxílio-doença, refletindo ainda, posteriormente, no fator acidentário de prevenção (FAP). Esse impacto também é observado na queda da produtividade e do engajamento.
JANEIRO BRANCO SESI: SAÚDE MENTAL NO TRABALHO O ANO TODO
Entender o que são os fatores psicossociais e auxiliar empresas e organizações a promoverem a cultura da saúde mental dentro do ambiente laboral, é parte essencial da atuação da área de Saúde Mental e Inovação do SESI-RS.
Para isso criamos soluções que mapeiam e identificam os fatores psicossociais. E, a partir disso, desenvolvemos estratégias de promoção da saúde mental que visem o bem-estar geral dos trabalhadores o ano todo, não apenas durante a campanha Janeiro Branco.
Fale com o SESI e saiba mais sobre as nossas soluções pela Central de Relacionamento e pelo site saudemental.sesirs.org.br
Tem dúvidas sobre saúde mental? Conheça a Sof.IA, a Inteligência Artificial da Saúde Mental SESI! Acesse pelo whatsapp
segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025 - 11h11
Deixe um Comentário