Você está aqui

Uma das práticas mais faladas quando se trata de autocuidado é a prática regular de exercícios físicos. E normalmente esse item desponta nas listas das principais metas de início de ano.

Aproveitando a revisão do que fizemos no ano que passou e a ideia de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, incluir ou intensificar a frequência de exercícios físicos será uma das coisas que mais terá impacto na saúde mental.

De acordo com especialistas que participaram da série de lives do Sesi Conecta Saúde, o Conecta Talks, quando temos uma rotina de exercícios físicos, garantimos uma produção e um equilíbrio de hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar, maior e melhor capacidade de raciocínio, ativando o sistema de recompensa e ajustando a temperatura corporal.

Além disso, segundo os mesmos especialistas, a prática regular de exercícios físicos, especialmente os aeróbicos (mas não exclusivamente) é capaz de promover alterações em nível cerebral como aumento do fluxo sanguíneo, crescimento neuronal e redução de processos inflamatórios. E todos esses processos estão intimamente relacionados ao estresse e a forma como ele se manifesta no corpo.

SAÚDE FÍSICA E O AUTOCUIDADO

Autoconfiança, concentração, determinação, e a elaboração de um plano de exercícios físicos junto a um profissional especializado, também auxiliam no combate ao estresse, pois fazem com que o indivíduo coloque seu foco e atenção em algo para si, no seu corpo e benefício próprio, e não em preocupações e problemas.

Experimento recente do renomado pesquisador sobre estudos da saúde mental, o professor da King´s College London, Brendon Stubbs, demonstrou que os níveis de confiança aumentaram 44%, a concentração em 33%, e o nível de ansiedade reduziu para 43%.

O estudo promoveu treino cardio (aeróbicos) de médio impacto, treinamento de força e aumento de horário de exercício dos participantes para 150 minutos por semana. Stubbs mediu a melhora mental dos integrantes da pesquisa de acordo com os desempenhos em esportes da mente, testes cognitivos e questionários de bem-estar no ciclo de quatro meses de trabalho.

JANEIRO BRANCO DO SESI-RS GUIA SUA ROTA EM BUSCA DO EQUILÍBRIO

O SESI-RS ajuda a equipe e a liderança da sua empresa a colocar o autocuidado na rota rumo aos melhores resultados e mais qualidade de vida com saúde física e mental. Os serviços focados na promoção de exercícios físicos são uma boa opção para dar a largada. Consulte um especialista.

E se você quer ampliar a sensibilização na sua empresa para os cuidados com a saúde mental, confira nossa campanha gratuita. Acesse aqui e baixe os materiais!

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023 - 17h17

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat