Só durante o ano de 2016, mais de 116 mil pessoas foram afastadas do trabalho por pelo menos 15 dias em razão de um incômodo extremamente comum: dores nas costas. Este e outros problemas corriqueiros, mas sérios, podem ser facilmente evitados com a adoção de medidas de prevenção.
Mas como proteger os trabalhadores e preservar a saúde de cada um no trabalho? O primeiro passo é entender os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ocupacionais, conhecer as mais comuns e, então, promover dentro da empresa uma cultura de prevenção. Além disso, é essencial manter os exames dos trabalhadores em dia, respeitando o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), para que cada um tenha uma vida saudável e plena também fora do ambiente de trabalho.
Vamos conhecer os fatores de risco e as principais doenças ocupacionais?
Vilões silenciosos: os principais fatores no desenvolvimento de doenças ocupacionais
É fato: condições impróprias de trabalho e comportamentos inadequados estão entre as principais causas do desenvolvimento de doenças ocupacionais. Esses e outros fatores podem gerar incômodos constantes, dores e até mesmo afastamentos temporários ou definitivos do trabalho.
Confira alguns exemplos de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ocupacionais:
- Sentar-se sem apoiar a coluna no encosto da cadeira.
- Ficar muito tempo em pé ou na mesma posição.
- Abaixar-se com a coluna curvada para pegar algum objeto pesado do chão.
- Ficar exposto a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, psicossociais ou de acidentes sem os devidos cuidados de proteção.
- Executar movimentos repetitivos sem fazer pausas.
- Achar que o que faz é “sem importância” e/ou monótono, entediante.
- Não participar das atividades de promoção e prevenção à saúde e segurança no trabalho.
Se você consegue identificar alguma destas práticas entre os trabalhadores da sua empresa, cuidado. Elas podem evoluir para o desenvolvimento de doenças ocupacionais e gerar prejuízos tanto à saúde da equipe quanto ao sucesso do seu negócio.
Conheça as principais doenças ocupacionais e a forma de preveni-las:
Lesões por Esforço Repetitivo – podem ser prevenidas com uso de mobília correta, pausas frequentes, alongamentos e exercícios que compensem os movimentos repetitivos e fortaleçam a musculatura.
Dor nas costas – é possível preveni-la ao sentar-se corretamente, evitando o deslocamento e transporte de peso e mantendo a boa postura durante a atividade. Nestes casos, também recomenda-se pausas e alongamentos para região lombar.
Além destas doenças ocupacionais, a prevenção consegue evitar outros problemas. Confira a seguir as atitudes preventivas que devem ser estimuladas na sua empresa para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Atitudes preventivas que mudam vidas
As atitudes preventivas são as grandes heroínas quando falamos em doenças ocupacionais. Elas evitam o sofrimento do trabalhador e, consequentemente, impactam positivamente no sucesso do negócio. Confira a seguir as atitudes que devem ser estimuladas na sua empresa:
- Sentar-se sempre da maneira correta, apoiando a coluna lombar (parte inferior das costas) no encosto da cadeira e ajustando a altura do assento para manter os dois pés apoiados no chão. Caso não alcance o chão, o trabalhador deve usar um apoio para os pés.
- Não levantar peso de maneira inadequada, fazendo uso dos equipamentos disponíveis para movimentação e levantamento de cargas.
- Se a atividade exigir a repetição do mesmo movimento muitas vezes, fazer pausas sempre que possível e participar das sessões de ginástica laboral.
- Ao trabalhar exposto a produtos químicos, ruídos, radiações e demais riscos, certificar-se de que está com as medidas de controle adequadas, como os equipamentos de proteção coletiva e todos os itens do equipamento de proteção individual (EPI).
- Definir metas adequadas para o trabalho e manter um bom relacionamento com colegas, além de boa comunicação, o que também favorece uma boa saúde mental.
- Estar sempre atento aos treinamentos e comunicações sobre medidas de proteção e comportamento preventivo no ambiente de trabalho.
Neste contexto, além de incentivar as atitudes mencionadas acima, também é papel da empresa observar a postura e a ergonomia, realizando a Análise ergonômica do Trabalho (AET), e promover a ginástica laboral! Outras práticas, não necessariamente no ambiente laboral, também podem ajudar a manter o corpo mais saudável, beneficiando a vida pessoal e as atividades laborais do indivíduo: a adoção de uma alimentação saudável, o relaxamento muscular a partir da realização de alongamentos e a prática regular de atividades físicas.
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