Você está aqui

Educação inovadora é debatida na Mercopar

O 3º Ciclo de Debates Citec: Educação, Inovação e Trabalho teve o tema “Onde a educação e o mundo do trabalho se encontram: as habilidades do amanhã” na tarde de quarta-feira (18), no palco da Mercopar. O evento foi promovido pelo Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (Citec). O painel, conduzido pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, Ubiratã Rezler, contou com a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier, e o gerente da Divisão de Educação Profissional e Tecnologia do Senai-RS, Márcio Basotti.

“Mais do que conhecimento, hoje em dia precisamos de habilidades para acompanhar as transformações que estão acontecendo no mundo”, lembrou Rezler ao abrir o painel. “Este é um desafio conjunto para uma mudança de cultura e de paradigma”, disse.

Sônia Bier explicou que uma educação inovadora fortalece as habilidades do século 21 como flexibilidade e capacidade de articulação. “A metodologia Sesi busca alcançar essa transformação na educação”, ressalta, destacando que está baseada na aprendizagem por projetos, professores mentores, desenvolvimento de habilidades, ambientes colaborativos para uma educação integral, envolvimento dos pais, articulação com o mundo do trabalho, itinerários formativos e o foco no projeto de vida dos estudantes. 

Sônia lembra que a transformação da educação, porém, passa pela escola pública que precisa estar atenda ao mundo do trabalho. “Pensando nisto, foi inaugurado este ano o Instituto Sesi de Formação de Professores que já está fazendo um trabalho importante com muitos municípios do Estado”, comenta.

Márcio Basotti falou da metodologia do Senai-RS para a educação profissional, ressaltando que a instituição está sempre atenta às demandas da indústria, incluindo adequação dos currículos à realidade atual e a incorporação de tecnologias emergentes. “Temos uma educação contextualizada com o mundo do trabalho”, afirmou, citando ainda iniciativas que atingem crianças e jovens para que conheçam o ambiente laboral tecnológico e docentes que fazem a diferença para os alunos.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 19 de Outubro de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat