Você está aqui

Seis equipes do Sesi-RS participam em Brasília do Festival de Educação

Brasília sedia até 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o Festival Sesi de Educação. A programação reúne dois eventos: o Seminário Internacional Sesi de educação e a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. Competem mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas de todo o país.

Mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e particulares desembarcam em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e de miniaturas de carros de Fórmula-1. Eles também desenvolvem ações sociais e projetos de inovação. Os vencedores classificam para o torneio mundial que acontece em Houston, nos Estados Unidos, em abril. 

Para o mundial, o Brasil terá o maior número de vagas desde que começou a participar da competição. São 12 no total: 3 de FLLC, 3 de FTC, 4 FRC e mais 2 vagas garantidas de FRC das equipes que ganharam o prêmio de Engenharia no mundial do ano passado (o prêmio dá direito à vaga no ano seguinte, com patrocínio da Nasa). No ano passado, foram 10 vagas, o que mostra que os estudantes vêm ganhando projeção internacional no torneio. A competição de robótica acontece em quatro modalidades, que variam de acordo com o desafio, o porte do robô e a idade dos competidores.

O Sesi gaúcho conta com seis equipes no Torneio de Robótica. O Aventura Lego, de Santa Cruz do Sul, participa da categoria First Lego League, o BahTech (Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí) e Storm (de Sapucaia do Sul) na First Tech Challenge, a Mont (de Montenegro) e a TecRobot (de São Leopoldo) na categoria First Robotic Competition e a Black Mamaba, da Escola de Pelotas, em F1 in school.

Publicado sexta-feira, 1 de Março de 2024 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat