Você está aqui

 
 
Vinte empresas gaúchas vão gerar 640 novos empregos com incentivos concedidos pelo Fundo Operação Empresa (Fundopem/RS) e pelo Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul (Integrar/RS), no valor de R$ 467,5 milhões. Os decretos foram assinados pelo governador José Ivo Sartori em uma cerimônia no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, nesta quinta-feira (17). Os investimentos serão para ampliação da produção industrial e comercial.
 
"A assinatura dos decretos de concessão de incentivos do Fundopem/RS e do Integrar/RS representa não somente a oportunidade de gerar emprego, renda e mais recursos, também promove o desenvolvimento das diferentes regiões do nosso Estado, de modo equilibrado", afirmou o governador. "Quanto mais as regiões se desenvolverem, melhor vai andar o Estado", completou. Reforçou ainda que o governo vem se esforçando para que as empresas permaneçam e instalem novas unidades no Rio Grande do Sul. "Buscamos destravar licenciamentos, tornar os processos mais ágeis, para que o Estado seja menos voltado para si mesmo e efetivamente atenda melhor à sociedade".
 
O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacou na cerimônia que o Fundopem é um instrumento importante para estimular a competitividade das empresas e que deve ir além das regiões gaúchas industrializadas. “Precisamos também pensar em industrializar os municípios pequenos. Caso contrário, a juventude migra para lugares que oferecem mais oportunidades de emprego e estudo”, observou. Também alertou para os desequilíbrios econômicos e sociais provocados pelo elevado valor do ICMS cobrado no Rio Grande do Sul em relação aos demais Estados brasileiros. “O importante é manter as nossas indústrias e conseguir novas. Perder indústrias para outros Estado é perder não só empregos, mas também renda. Com menos renda há menos compras no nosso comércio, por exemplo. E, assim, toda a sociedade acaba perdendo”, disse. 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, afirmou que a integração das secretarias para viabilizar a recuperação econômica do Estado possibilita agregar valor aos bens produzidos e à geração de emprego e renda. "Neste ano foram fechados 54 projetos, com investimentos de R$ 942 milhões e mais de 1,6 mil empregos gerados", destacou Branco.
 
Os recursos destinados às empresas contempladas por esta etapa do Fundopem e Integrar-RS vão beneficiar 16 municípios das regiões Norte, Sul, Metropolitana, Serra, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Fronteira Oeste e Produção. 
 
FOTO: Dudu Leal 
 
Publicado quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015 - 18h18

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat