Você está aqui

O crescimento sustentável das organizações passa pelo desenvolvimento de ações voltadas para a saúde das pessoas. Diante dessa perspectiva, o Serviço Social da Indústria do RS (Sesi-RS) tem promovido anualmente um dos maiores eventos sobre saúde integral no trabalho do Brasil. 

E para fomentar reflexões sobre os tópicos mais atuais dessa temática, o Sesi Conecta Saúde 2023 vai abordar com profundidade as conexões entre as estratégias de ESG e Saúde nas empresas nos dias 9 e 10 de maio. 

ESG E SAÚDE INTEGRAL NO TRABALHO

A sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” se refere a uma jornada de transformação para potencializar as práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas organizações.  
 
Por isso, o ESG tem sido um importante fator de fortalecimento para o futuro da Saúde Integral no Trabalho, impactando na segurança, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores e fazendo com que as empresas ganhem em desenvolvimento e em competitividade no mercado. 

“Considerando o cenário mundial e brasileiro de aumento da expectativa de vida da população, aumento na prevalência de casos de doenças - como DCNT´s e transtornos mentais e comportamentais, entre outros, o Sesi-RS pauta cada vez mais a sua atuação por meio da Saúde Integral. Dessa forma queremos contribuir positivamente para o cuidado integral e para a longevidade saudável e produtiva, tanto dos trabalhadores - impactando na força produtiva das indústrias - quanto da comunidade, associada a maior qualidade de vida em geral”, destaca o superintendente do Sesi-RS Juliano Colombo.  

SOBRE O SESI CONECTA SAÚDE

Neste ano, especialistas renomados apresentam as suas experiências, estudos e considerações sobre Segurança e Saúde no Trabalho, sobre Saúde Mental e Fatores Psicossociais e sobre Qualidade de Vida e Bem-estar, conduzindo o público a reflexões sobre o papel das empresas e dos trabalhadores nesses âmbitos.  
 
Nos painéis serão abordados assuntos como presenteísmo, liderança, estilo de vida, diversidade, produtividade e, principalmente, como todos estão envolvidos com o ESG.  

O evento acontece em formato híbrido, com transmissão ao vivo e participação presencial de convidados à experiência imersiva. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público de todo o Brasil pelo site www.sesiconectasaude.com.br.

SOBRE OS PALESTRANTES 

Augusto Cury: Médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Tem mais de 80 livros publicados e é o psiquiatra mais lido do mundo, com obras traduzidas para mais de 70 países. É autor da Teoria de Inteligência Multifocal e fundador da Escola de Inteligência e da Academia de Gestão da Emoção. 

Carla Tieppo: Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Há 27 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. É professora de Pós-Graduação Latu Sensu da PUC-RS, dos cursos Neurociência e Comportamento, Educação Transformadora, Moderna Educação e Gestão de Pessoas. Em 2019, lançou seu primeiro livro “Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender Neurociência”. 

Cátia Tokoro: Atua como membro independente em conselhos de administração, fiscal, consultivos e comitês. É também mentora de startups e scaleups e investidora-anjo. Possui certificação CCA+ pelo IBGC, onde é coordenadora do fórum de conselheiros do Chapter Zero Brazil e professora. Possui 25 anos de experiência como executiva e c-level de marketing e vendas B2B nas indústrias de telecom e TI. Liderou projetos de transformação digital como e-commerce, e-care, e-billing e também lançamento de novos produtos e serviços como soluções de cybersegurança, IoT, big data & analytics, soluções em cloud. É graduada em engenharia elétrica pela PUC-RJ, com MBA em administração pelo IBMEC, formações executivas na Harvard Business School, Singularity University, em governança no IBGC, GoNew, Risk University KPMG, Competent Boards e em mediação pelo Instituto Mediare. 

Fernando Akio: Médico graduado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Gerente Médico da P&G e Coordenador do módulo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalhador do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da USP. 

Fernando Torelly: Formado em Ciências Econômicas, com especializações em Gestão de Recursos Humanos, Administração Hospitalar e Negócios de Saúde, e mestrado em Administração de Empresas, administra hospitais desde 1988. Atuou como Vice-Presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), CEO do Hospital Moinhos de Vento e Diretor Executivo do Hospital Sírio Libanês. Atualmente, ocupa o cargo de CEO – Superintendente Corporativo do Hcor-SP e também é idealizador e presidente da Associação Voluntários da Saúde, composta por profissionais da saúde que dedicam parte do seu tempo a apoiar, voluntariamente, a qualificação da gestão em saúde no país. 

Grácia Fragalá: Formada em Serviço Social e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios na Fundação Instituto de Administração (FIA). Executiva com mais de 20 anos de experiência como responsável pelo planejamento, gestão, controle e execução das atividades de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional, Programas de Saúde e Bem-estar, Diversidade, Equidade & Inclusão e Responsabilidade Social. Especialista em SDG/ESG Strategy. Sócia na TPA Saúde; Sócia Fundadora na Easy Process EHS & Sustainability (SaaS em ESG); Vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP; Membro do Conselho Orientador da Rede Brasil do Pacto Global; Conselheira na Women in Lidership in Latin America Conselheira na Associação Brasileira de Qualidade de Vida Brasil Coutry Chair - G100, Trade Wing; Mentora de carreira no programa EBWL - Empower Black Women To Senior Leadership e no Programa ELAS NA INDÚSTRIA. Docente no MBA Gestão Estratégica da Promoção da Saúde e Bem-Estar, no Centro Universitário São Camilo. 

JJ Camargo: Formado em medicina pela UFRGS, em 1970, onde obteve posteriormente o grau de Mestre e Doutor em Medicina, e fez pós-graduado em cirurgia torácica na Clínica Mayo, nos EUA. É Diretor de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Porto Alegre e professor desta disciplina na UFCSPA. Foi pioneiro em transplante de pulmão na América Latina (1989) e fez o primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos EUA (1999). Recebeu a Medalha da Cidade de Porto Alegre, e os títulos de Homem do Ouro do RGS e de Grão Benemérito da Santa Casa. Escritor, professor e reconhecido palestrante, com mais de 1100 conferências proferidas em 22 países. É autor de sete livros da especialidade e sete livros de crônicas. É cronista semanal do Caderno Vida de Zero Hora, desde 2011. 

Joel Jota: Ex-atleta de natação da seleção brasileira, foi campeão brasileiro 17 vezes e foi um dos melhores nadadores do mundo. Atualmente, é mentor, palestrante, best-seller, empresário e um dos maiores treinadores de alta performance do Brasil. 

Lucas Medeiros: PhD em neurociências, vem unindo o estudo do cérebro, do comportamento humano, da psicoterapia e da medicina do estilo de vida na direção da saúde mental de pacientes e do desenvolvimento de pesquisa médica e divulgação científica. “Boas conversas podem curar corações partidos” como ele diz. É professor da UnirioO e da Pós-graduação do Einstein – onde ajudou e ajuda a formar centenas de médicos nos últimos 12 anos. Vem impactando positivamente a vida de muita gente por meio da prática médica, de suas aulas e da sua presença no mundo digital. É uma liderança no movimento que vem causando uma revolução na forma como se compreende a saúde no nosso tempo: a lifestyle medicine (medicina do estilo de vida). 

Reinaldo Bulgarelli: É fundador e sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação (2001). É educador, professor, consultor, conferencista, escritor e conselheiro. Atua na área social desde 1978, sobretudo com direitos humanos e desenvolvimento, responsabilidade social empresarial, diversidade, equidade e inclusão. É autor do livro “Diversos Somos Todos” sobre valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações. É Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, membro da Diretoria Executiva da associação Brasileira de Recursos Humanos, membro do conselho consultivo de variadas organizações, entre as quais a Anamt - Associação Nacional de Medicina do Trabalho, ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), Games (grupo de discussão sobre diversidade e a questão LGBTI+), CRC SP - Conselho Regional de Contabilidade de SP / GT Diversidade e Inclusão, Plan Internnational, Instituto Alpargatas, Instituto +Diversidade, Associação BemViver e Camp Mangueira. 

Soraia Schutel: Doutora em Administração. Co-fundadora e CEO da Sonata Brasil. Empreendedora, consultora de empresas, coach executiva e de carreira, palestrante internacional, tem experiência como docente em cursos de gestão e MBA há mais de 15 anos. Especialista em educação transformadora nas empresas. 

A apresentação e mediação do evento será feita por Laura Medina, jornalista e especialista em bem-estar. 

quinta-feira, 20 de Abril de 2023 - 17h17

Comentários

eu quero assistir, grandes nomes de palestrantes, com certeza com muito conteúdo pra agregar!!!

Como faço para participar?

Olá Giane! Tudo bem?

As inscrições para SESI Conecta Saúde são gratuitas e estão abertas ao público de todo o Brasil pelo site www.sesiconectasaude.com.br.  Não perde tempo! Acesse o link e faz sua inscrição! 

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 9 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat