Você está aqui

Com o mote da campanha Correr Faz Bem, a corrida é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI-RS) em parceria com o Banco de Alimentos do RS, ligado à Fundação dos Bancos Sociais da FIERGS, para estimular a prática de atividade física e beneficiar entidades de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de doações.

As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser realizadas pelo site oficial até 29 de abril. O público-alvo são trabalhadores da indústria e população em geral, e a idade mínima para participar é 16 anos.

Em 2024, a expectativa do movimento é alcançar 13,2 mil inscritos (uma média de 600 inscrições por prova/município), o que equivale a mais de 130 toneladas de alimentos arrecadados.

Essa não é a primeira vez que o SESI-RS aposta nas corridas. Em 2022, foram 12.793 inscritos e 29 provas realizadas em 25 municípios, resultando em mais de 75 toneladas de alimentos arrecadados e aproximadamente 225 mil refeições.

Já em 2023, o projeto teve 11.544 inscritos em 25 provas realizadas em 25 cidades do RS, além de mais de 103 toneladas de alimentos arrecadados e cerca de 311 mil refeições.

O BANCO DE ALIMENTOS E A FIERGS 

No ano de 2000, Porto Alegre fundou o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Depois, para ampliar as atividades, foi criada a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Assim, foi possível padronizar os serviços, alinhar a metodologia e levar ajuda a todas as regiões do estado. 

O Banco de Alimentos nasceu no Conselho de Cidadania da FIERGS. Hoje, além de instituidora do Banco, a Federação também é a mantenedora da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.  

De 2000 para cá muita coisa mudou. Atualmente, a rede conta com 25 bancos associados, que abrangem 31 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Todo mês são atendidas 964 instituições gaúchas, sendo 300 delas em Porto Alegre. São entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, lares de pessoas com deficiência, associações de bairros, entre outras.  

COMO SUA INSCRIÇÃO NA CORRIDA DO SESI AJUDA A COMUNIDADE 

O Banco de Alimentos atua como um gerenciador de desperdícios. Nele, são feitas três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada dos produtos. A organização tem como objetivo transformar o desperdício em benefício social. No caso da Corrida do SESI, o valor das inscrições possibilita que a instituição faça uma compra precisa dos insumos que necessita.  

 As nutricionistas do Banco avaliam individualmente cada instituição assistida e, assim, elaboram uma cesta de produtos de acordo com cada necessidade. Os nutrientes que crianças precisam não são os mesmos dos idosos, por exemplo. Por isso, na distribuição, cada entidade recebe alimentos conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades.  

Além da distribuição de produtos alimentícios, outro foco de atuação do Banco de Alimentos é o desenvolvimento de projetos de nutrição, segurança alimentar e nutricional e de saúde nas instituições beneficiadas. São seis projetos atualmente: Cozinha Nota Dez; Funcionalidade Para Idosos; Nutrindo o Amanhã; Oficina do Sabor; Passos da Longevidade; e Primeiros Passos.  

Mais do que comidas, as instituições beneficiadas recebem treinamentos sobre segurança alimentar, higiene e aproveitamento adequado dos alimentos recebidos. Além disso, as nutricionistas realizam periodicamente a avaliação e orientação nutricional das pessoas atendidas nas entidades. Aliada à nutrição saudável também está a prática de exercícios físicos.  

VENHA PARA A CORRIDA DO SESI 2024 

Nas provas serão oferecidos dois percursos distintos: de 3km e 6km, além de caminhada de 3km (essa, sem idade mínima).  

Todos os inscritos recebem um kit de corrida contendo camiseta, ecobag e toalha fitness. Após a conclusão da prova, todos recebem a medalha de participação. Além disso, os cinco primeiros classificados em cada categoria, gênero e faixa etária ganham medalha especial e os cinco primeiros colocados no geral, nos gêneros masculino e feminino dos 3km e 6km; recebem ainda um troféu

Confira as cidades participantes, as datas e faça sua inscrição aqui!

quarta-feira, 19 de Abril de 2023 - 14h14

Comentários

Parabéns ao SESI pela iniciativa. Me escrevia na corrida para o dia 01/05/2023 em São Leopoldo. Pergunto: É só comparecer, pegar o KIT e correr ou tem mais alguma orientação.
Atenciosamente,

Virlei

Olá, Virlei! 

Isso mesmo. A retirada do kit deverá ser feita pelos atletas no local das provas, iniciando 2 horas antes da largada e finalizando 15 minutos antes do horário de largada, mediante apresentação do documento de identidade. 

No dia, nossa equipe estará à disposição para sanar qualquer dúvida e repassar as orientações que possam ser necessárias. 

Esperamos você! 

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 3 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat