Você está aqui

Desde sua primeira edição, a Corrida do SESI tem como parceira a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Ao fazer a inscrição da prova, o participante paga uma taxa de 45 reais. Este valor é totalmente revertido para a compra de alimentos, que são doados para entidades carentes e pessoas em vulnerabilidade social.  

Em 2022, a Corrida do SESI reuniu 13 mil participantes e arrecadou mais de 75 toneladas de alimentos. Em parceria com o Banco de Alimentos, todo o valor das inscrições foi transformado em alimentos para as pessoas atendidas pela organização. Com isso, foram geradas cerca de 225 mil refeições.  

Neste ano a parceria continua. Ao fazer a inscrição para a Corrida do SESI, o pagamento é enviado diretamente ao Banco de Alimentos. O objetivo desta edição é dobrarmos as arrecadações e atingirmos 150 toneladas de alimentos, que serão distribuídos entre as 964 entidades assistidas. Mais do que um benefício para o corpo, correr com o SESI faz bem para a sociedade. 

 

O BANCO DE ALIMENTOS E A FIERGS 

No ano de 2000, Porto Alegre fundou o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Depois, para ampliar as atividades, foi criada a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Assim, foi possível padronizar os serviços, alinhar a metodologia e levar ajuda a todas as regiões do estado. 

O Banco de Alimentos nasceu no Conselho de Cidadania da FIERGS. Hoje, além de instituidora do Banco, a Federação também é a mantenedora da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.  

De 2000 para cá muita coisa mudou. Atualmente, a rede conta com 25 bancos associados, que abrangem 31 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Todo mês são atendidas 964 instituições gaúchas, sendo 300 delas em Porto Alegre. São entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, lares de pessoas com deficiência, associações de bairros, entre outras.  

 

COMO SUA INSCRIÇÃO NA CORRIDA DO SESI AJUDA A COMUNIDADE 

O Banco de Alimentos atua como um gerenciador de desperdícios. Nele, são feitas três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada dos produtos. A organização tem como objetivo transformar o desperdício em benefício social. No caso da Corrida do SESI, o valor das inscrições possibilita que a instituição faça uma compra precisa dos insumos que necessita.  

 As nutricionistas do Banco avaliam individualmente cada instituição assistida e, assim, elaboram uma cesta de produtos de acordo com cada necessidade. Os nutrientes que crianças precisam não são os mesmos dos idosos, por exemplo. Por isso, na distribuição, cada entidade recebe alimentos conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades.  

Além da distribuição de produtos alimentícios, outro foco de atuação do Banco de Alimentos é o desenvolvimento de projetos de nutrição, segurança alimentar e nutricional e de saúde nas instituições beneficiadas. São seis projetos atualmente: Cozinha Nota Dez; Funcionalidade Para Idosos; Nutrindo o Amanhã; Oficina do Sabor; Passos da Longevidade; e Primeiros Passos.  

Mais do que comidas, as instituições beneficiadas recebem treinamentos sobre segurança alimentar, higiene e aproveitamento adequado dos alimentos recebidos. Além disso, as nutricionistas realizam periodicamente a avaliação e orientação nutricional das pessoas atendidas nas entidades. Aliada à nutrição saudável também está a prática de exercícios físicos.  

 

CORRA PELO BEM 

O circuito de corridas solidárias do SESI acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, em 25 cidades gaúchas. Todas as provas são beneficentes, com a inscrição de 45 reais totalmente revertida para o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.  

Participe deste movimento pelo bem do corpo e da comunidade! Ajude-nos a atingir a meta de 150 toneladas de alimentos destinadas às pessoas em vulnerabilidade social. Confira o cronograma de corridas e faça sua inscrição.  

 

 29/04  
Guaporé; Ijuí; e Gravataí.  
 
30/04  
Três Coroas; Caxias do Sul; Triunfo; Osório; e Passo Fundo.  
 
01/05  
Guaíba; Canoas; São Leopoldo; Sapiranga; Nova Petrópolis; Garibaldi; Farroupilha; Estrela; São Sebastião do Caí; Venâncio Aires; Cachoeira do Sul; Santa Maria; Erechim; Santa Rosa; Pelotas; São Gabriel; e Santana do Livramento.  

quarta-feira, 19 de Abril de 2023 - 14h14

Comentários

Parabéns ao SESI pela iniciativa. Me escrevia na corrida para o dia 01/05/2023 em São Leopoldo. Pergunto: É só comparecer, pegar o KIT e correr ou tem mais alguma orientação.
Atenciosamente,

Virlei

Olá, Virlei! 

Isso mesmo. A retirada do kit deverá ser feita pelos atletas no local das provas, iniciando 2 horas antes da largada e finalizando 15 minutos antes do horário de largada, mediante apresentação do documento de identidade. 

No dia, nossa equipe estará à disposição para sanar qualquer dúvida e repassar as orientações que possam ser necessárias. 

Esperamos você! 

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 18 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat