Muito antes de serem valorizadas no mercado de trabalho, competências como disciplina, trabalho em equipe e resolução de problemas começam a ser desenvolvidas no esporte. O novo episódio do Papo Produtivo, lançado nesta quarta-feira (22) pelo Sistema FIERGS, aborda como a prática esportiva contribui para a formação de cidadãos e profissionais, transformando vidas.
Participam da conversa o medalhista de ouro com a Seleção Brasileira de voleibol nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e coordenador técnico da Associação dos Pais e Amigos do Voleibol (APAV) em Canoas, Gustavo Endres, e a coordenadora de Esporte do Sesi-RS, Flávia Ruaro Rodrigues. A mediação é do jornalista Otávio Haidrich, da Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema FIERGS.
Durante o Papo, os convidados destacaram as atividades realizadas pela Liga Esportiva do Sesi, que utiliza a prática esportiva para formar pessoas, desenvolver habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, e criar oportunidades dentro e fora das quadras. A iniciativa oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas em cinco cidades do Rio Grande do Sul, soma mais de cinco mil matrículas desde 2022. Além disso, os entrevistados compartilharam suas experiências na área e como o esporte transformou, também, suas vidas.
Para Flávia, o impacto vai muito além dos números, atingindo as famílias dos participantes e a comunidade ao seu entorno. “Quando a gente trabalha o desenvolvimento de habilidades e competências, os valores vêm junto. Esse é um aprendizado construído durante os treinamentos e as competições e que eles levam para a vida. A gente sabe que apenas 1% desses alunos vai se tornar atleta profissional, mas a grande importância de um trabalho esportivo orientado é o impacto que ele tem em todos os atletas. Mesmo quem não seguir no esporte leva esses valores para o mercado de trabalho, para a rotina e para a vida”, avaliou.
"No início enfrentamos muitas dificuldades e perdíamos praticamente todos os jogos, mas o grupo foi muito resiliente. A cada campeonato APAV evoluía um pouco mais, até chegar ao nível das grandes equipes do Rio Grande do Sul. Hoje conseguimos competir de igual para igual, o que mostra que o trabalho deu resultado. O Sistema FIERGS acreditou que isso seria possível e deu continuidade ao nosso projeto ao longo dos anos, e isso fez toda a diferença”, explicou Endres. Para o medalhista olímpico, o principal legado vai além da formação de atletas. “Eles aprendem a lidar com frustrações, a comemorar conquistas e a trabalhar em equipe, pois ninguém chega longe sozinho”, disse.
O episódio já está disponível no YouTube e no Spotify. O Papo Produtivo é uma série quinzenal produzida pela Gerência Executiva de Comunicação e Marketing do Sistema FIERGS.