Você está aqui

Alunos da EJA de Panambi desenvolvem gabarito hidráulico para a indústria

Uma solução para aumentar a produtividade na indústria está sendo desenvolvida por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi de Panambi. O projeto de um gabarito hidráulico, que substitui o gabarito manual, em uma aplicação industrial foi apresentado nesta segunda-feira (30), durante o Sesi com @Ciência, na FIERGS. O evento vai até esta terça-feira, 1º de outubro, e tem entrada franca.

A ideia partiu de um grupo de jovens que trabalham em uma mesma empresa e estudam juntos à noite. Igor dos Santos, Willian Lopes e Wesley Naloski contaram com o apoio da professora orientadora Rubia Weyrich de Gois para desenvolver seu projeto. Eles trabalham em uma indústria e utilizam uma fresadora – máquina de movimento contínuo, destinada à usinagem de materiais. Nesse processo, é necessário um gabarito, uma espécie de forma ou molde, que até então é manual. Esse gabarito demanda muito esforço e tempo de produção do trabalhador. A solução encontrada foi substituí-lo por um gabarito hidráulico. Com isso, eles ganhariam em produtividade e desempenho, fazendo mais peças em menos tempo, e com menor esforço braçal para a produção.

O grupo, então, criou um protótipo demonstrativo de como funcionaria o equipamento após implementada a adaptação do gabarito. Para a criação, foram utilizadas duas seringas hospitalares, uma prancheta de madeira, uma caixinha de broca, uma mangueira de ar comprimido, cola quente, um lápis, um cano de PVC cortado ao meio e tinta. Todos esses materiais são encontrados com facilidade.

Sesi com@Ciência - Gabarito Hidraulico

Crédito foto: Dudu Leal

O modelo foi desenhado e a construção do protótipo foi feita em sala de aula. “O protótipo foi apresentado para o gestor da empresa que, no início, não se interessou tanto, mas, depois que soube que iria ser apresentado no Sesi com @ Ciência, o projeto ganhou mais destaque para ser implementado na empresa”, conta o aluno William Lopes. A solução chama a atenção pelo desempenho que ela permite. “Ainda não fizemos uma análise mais detalhada, mas o tempo para produzir cada peça fica reduzido praticamente à metade e conseguiremos produzir muito mais no mesmo intervalo de tempo”, destaca Lopes.

Soluções como o gabarito hidráulico, desenvolvido pelos estudantes de Panambi, estarão no Sesi com @Ciência, um evento para a troca de informações e experiências. Estudantes, docentes e pesquisadores, junto com a sociedade em geral, se reúnem para expor, analisar, projetar o desenvolvimento da educação no Brasil. A expectativa é de mais de 10 mil participantes em todas as atividades que serão realizadas das 9h às 21h, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Ao longo dos dois dias, serão promovidos debates, vivências, apresentações, palestras e reflexões para o futuro. Todas as atrações terão entrada franca. 

Confira aqui.

Publicado segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat