Você está aqui

As Escolas Sesi de Ensino Médio estão com inscrições abertas ao processo de seleção para o primeiro ano até o dia 16 de novembro, presencialmente, ou pelo site www.sesirs.org.br. Localizadas em Gravataí, Montenegro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Pelotas, as Escolas Sesi oferecem 450 vagas no total com uma proposta educacional que desenvolve competências à solução de problemas e ao mundo do trabalho. A seleção inicia em 17 de novembro, com avaliação socioemocional, de Matemática e de Língua Portuguesa.

Reconhecida pelo MEC em 2015 como instituição inovadora, a Escola Sesi de Ensino Médio prevê o período de duração de 630 dias letivos e 4,8 mil horas, com atividades desenvolvidas em salas ambiente e articuladas ao trabalho interdisciplinar das áreas de conhecimento. Cada turma é composta por até 25 alunos e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem discente. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico importante. A participação e o reconhecimento de projetos de alunos em mostras científicas é uma realidade para os alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com o início da unidade de Pelotas, foram mais de 60 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional.

As Escolas do Sesi integram o esforço maior que a área da Educação da instituição vem fazendo. “Nosso foco, além do Ensino Médio, é a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Continuada, com a intenção de contribuir para a formação dos cidadãos, para que tenham mais conhecimento e façam melhores escolhas para suas carreiras. As novas tecnologias, a indústria 4.0 e as constantes e rápidas mudanças forçam as empresas e os trabalhadores a se atualizarem sempre. O Sesi assim contribui para o mundo do trabalho e para que o cidadão tenha condições de acompanhá-lo”, lembra o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios das escolas – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico.  Um exemplo disso é Douglas Machado que estuda Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e trabalha para o youtuber Chrys Gringo, produtor musical que mora no Canadá, como videomaker. Douglas se formou na Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas no final do ano passado. Em agosto, Douglas havia recebido o prêmio Criadores do Futuro 2019, junto com o colega Rafael Büttlow, pelo clipe “Um Novo Olhar”, concorrendo com mais de 2,5 mil estudantes de 21 Estados brasileiros. O prêmio rendeu uma viagem para o Rio de Janeiro e a oportunidade de agregar além de conhecimento, a inclusão do aprendizado no portfólio. Durante o ensino médio, Douglas confessa que não sabia ao certo o que faria de faculdade, mas com a ajuda do Sesi e os trabalhos desenvolvidos dentro da sala de aula, começou a enxergar com mais clareza suas possibilidades. “Eu comecei a gostar de vídeo quando tive que fazer um curta-metragem de meio ambiente em 2018. O Sesi me ajudou muito a chegar no meu objetivo profissional, a trilhar o que eu realmente queria. Hoje eu estou fazendo faculdade de Cinema e Audiovisual por causa do Sesi”, comenta.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgado em julho pelo Ministério da Educação, 36 alunos de quatro escolas (São Leopoldo ainda não formou a primeira turma) obtiveram nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) suficiente para entrar na universidade, demostrando mais um resultado da metodologia de Educação do Sesi.

As Escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. O edital do processo seletivo está aberto e pode ser acessado neste link.

Publicado segunda-feira, 19 de Outubro de 2020 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat