Você está aqui

Sesi atende mais de 400 mil pessoas em 2020

Investir ainda mais no digital. Esta é uma das estratégias do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) para 2021. “Vamos reforçar o uso das nossas plataformas digitais, aprimorando as que já temos, e criando novas”, afirma o superintendente Juliano Colombo. “Devido ao cenário incerto que temos, vamos continuar lançando cursos EAD e reforçando todos os serviços”, comenta ele. Além disso, haverá a ampliação dos serviços da área de saúde com equipes dentro das empresas e unidades móveis. Mesmo com todos os problemas decorrentes do distanciamento social, o Sesi atendeu mais de 400 mil pessoas e 9,7 mil empresas em 2020. “Houve um grande esforço e rápida adaptação dos serviços neste período. Conseguimos atingir 427 municípios”, ressalta Colombo.

A pandemia desafiou o Sesi a buscar soluções diferenciadas na sua atuação em saúde. A Gestão de Casos de Coronavírus, que contempla serviços de orientação, triagem, testagem e acompanhamento dessas empresas, foi um dos destaques. A Assessoria Técnica para a Elaboração do plano de contingência para controle e prevenção da Covid-19, o Autodiagnóstico de Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho e a elaboração de um Guia de Prevenção da Covid-19 na indústria foram outras soluções que contribuíram no enfrentamento do vírus por parte das indústrias do Rio Grande do Sul. A saúde mental teve grande atenção neste momento e o lançamento dos serviços SOS Psicossocial e atendimento psicológico por meio de uma Plataforma de Atendimento online foram marcos importantes na abordagem dessa temática. Houve ainda o desenvolvimento do curso NR5 - CIPA no formato EAD, bem como o lançamento da votação para CIPA online e da Sipat Virtual. Os serviços de atividades físicas e nutrição foram virtualizados e, além disso, cabe ressaltar que a antecipação e ampliação da campanha de vacinação contra a gripe imunizou mais de 200 mil pessoas.

Na Educação, o Sesi contabilizou 72,3 mil matrículas, entre Educação de Jovens e Adultos, Educação Continuada e as Escolas de Ensino Médio. “Em 2021, independentemente de pandemia, pretendemos realizar mais de 80 mil matrículas”, ressalta Colombo. Durante o ano foi lançada uma nova plataforma online de Educação Continuada que, atualmente, contempla mais de 60 opções de cursos que abordam temas como idiomas, informática,  desenvolvimento pessoal e profissional. Eles podem ser acessados separadamente ou em trilhas de aprendizagem com foco no aprimoramento das competências de pessoas, especialmente dos trabalhadores da indústria. As escolas de Ensino Médio, mesmo com aulas online e um ano letivo atípico, continuaram participando e se destacando em feiras científicas e concursos em nível nacional, lembrando que a proposta educacional das Escolas Sesi de Ensino Médio visa desenvolver competências que preparam as alunas e os alunos ao mundo do trabalho.

Além dos serviços realizados para as indústrias, o Sesi-RS participou da ação em parceria com o Senai e GM para consertar respiradores mecânicos, viabilizando a esterilização dos equipamentos. Além disso, equipes da instituição vacinaram 1.200 médicos associados ao Simers e mais de quatro toneladas de alimentos das escolas do Sesi foram doadas ao Banco de Alimentos e outras entidades.

Publicado quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat