Você está aqui

Sesi-RS promove torneio de robótica e debates sobre educação e tecnologias

Referência em aliar educação e tecnologia, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promoverá, na sexta-feira (7) e sábado (8), a etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League, que reunirá, de forma on-line, 21 equipes de estudantes com idades entre nove e 16 anos. Em paralelo, será realizada a primeira edição do Sesi-RS - Educar para Conectar, com debates sobre os avanços tecnológicos e sua importância nas práticas educacionais por meio dos pontos de vista de gestores e especialistas.

A programação tem início às 8h30min de sexta-feira e pode ser acompanhada livremente neste link.

A realização da etapa estadual do torneio (mais detalhes abaixo) é algo já tradicional para o Sesi-RS, que contempla a robótica e o pensamento computacional no currículo de suas cinco escolas de Ensino Médio no Rio Grande do Sul: Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo. "O Torneio de Robótica desafia os jovens e as crianças a resolverem problemas do mundo real. É uma forma de aprender mais sobre ciência, brincando e se divertindo. Nossa intenção é estimular a pesquisa e o conhecimento, a fim de criar habilidades para solucionar questões do nosso dia a dia", explica o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Além do torneio, na sexta-feira serão realizados debates com especialistas em tecnologias na educação, professores e gestores sobre os impactos da robótica e do pensamento computacional nas escolas e no mundo do trabalho, os desafios da era digital para crianças e adolescentes e a formação dos educadores para atuar com as novas tecnologias. “A experiência das escolas de Ensino Médio do Sesi-RS mostra que é possível trabalhar as tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem, que tem os professores como mediadores dessa interação. Esse evento é mais uma iniciativa no sentido de socializar essas práticas exitosas e contribuir na formação de professores de outras redes de ensino”, afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Esse é o espírito: o torneio em si tem a intenção de reunir as equipes (desta vez, de forma on-line, para respeitar os protocolos de distanciamento devido à Covid-19) para troca de experiências e conhecimento. Algo semelhante ao aplicado pelo Sesi-RS no relacionamento com prefeituras gaúchas para a formação de professores.

O Torneio de Robótica First Lego League é uma competição internacional que desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos estudantes, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

SERVIÇO

  • Sesi-RS - Educar para Conectar
  • Quando: sexta-feira (7 de maio), das 8h30min às 18h, e sábado (8), das 9h às 11h30min, quando ocorre a cerimônia de premiação do torneio de robótica.
  • Formato: evento on-line gratuito.
  • Como assistir: acesse https://youtu.be/dNOR3O1Lhcg 

Sobre o torneio de robótica:

  • Etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Sesi-RS.
  • 21 equipes participantes, entre escolas públicas, privadas e equipes de garagem (sem vinculação a uma instituição de ensino).
  • Estudantes entre nove e 16 anos de idade.
Publicado segunda-feira, 3 de Maio de 2021 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat