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Sesi-RS apresenta modelo inovador de educação para dirigentes municipais

O Teatro do Sesi-RS, em Porto Alegre, recebeu, nesta quarta e quinta, o 32º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul e Região Sul. O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS) e reuniu mais de mil gestores para discutir o tema “Educação, Tecnologia e Aprendizagens: Conexões Necessárias”.

As conexões com as esferas governamentais e instituições parceiras foram valorizadas no sentido de combater os efeitos adversos de dois anos de pandemia sobre o sistema educacional e, principalmente, à aprendizagem. Entre os palestrantes, a gerente de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Sônia Bier, apresentou o modelo inovador de educação implementado pelo Sesi-RS em cinco escolas de Ensino Médio e o trabalho junto às redes públicas na formação continuada de professores. “A educação que nós acreditamos é aquela que faz sentido para os estudantes. Por isso, o trabalho do professor precisa ter centralidade no desenvolvimento do pensamento criativo, em estimular os alunos a buscarem soluções inovadoras para os problemas do cotidiano e, com isso, aprenderem”, disse Sônia Bier, durante palestra no segundo dia do evento.

Temas como a busca ativa de alunos e a importância da qualificação e requalificação de professores e gestores foram abordados nos debates. Segundo a presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli, os gestores municipais de educação enfrentam desafios imensos com a reorganização curricular para a retomada das aprendizagens após dois anos de pandemia.

“O trabalho que o Sesi apresentou do potencial da tecnologia para promover a aprendizagem é fundamental diante dos desafios que enfrentamos. Por isso a importância de conhecer essas experiências e fazer essas trocas”, disse Guasselli, que é secretária de Educação de Novo Hamburgo.

Durante o evento, gestores municipais destacaram a necessidade de um trabalho sistemático de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e de formação continuada dos educadores para dar conta das lacunas enfrentadas neste período de pandemia. “Esse evento é muito voltado às aprendizagens. Afinal de contas, ficamos dois anos num contexto pandêmico e temos de saber quais são as lacunas que estamos enfrentando e quais as estratégias que vamos adotar para sanar todos esses déficits de aprendizagem. E nisso entra a formação docente e dos gestores”, comentou a secretária de Educação de Porto Alegre, Sônia da Rosa.

“A formação continuada deve ser encarada como grande aliada dos educadores e gestores para evolução constante do trabalho, para qualificação docente e das gestões pedagógica e institucional. Isso favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, assim como o repensar os tempos do trabalho como um todo”, acrescentou a secretária de Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini.

PARCERIAS COM AS PREFEITURAS
Em 2017, o trabalho de referência do Sesi-RS na educação começou a se expandir para as redes públicas, por meio de parcerias para a formação de professores. Já são mais de 4 mil profissionais que passaram pelos cursos promovidos pelo Sesi-RS, com foco no uso das tecnologias, como a robótica, e no trabalho interdisciplinar.

A secretária de Educação de Westfália, Elisangela Schneider Wiethölter, destacou que as formações representam um momento importante de pausa para repensar as práticas pedagógicas, principalmente diante da necessidade de rever os currículos em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  “Foi por intermédio do Sesi-RS que conseguimos fazer uma melhor avaliação das nossas ações junto aos professores, mas especialmente dos professores para os alunos, com metas claras e objetivos específicos”, afirmou.

Assessora especial da Secretaria de Educação e Cultura de Montenegro, Riviane Bühler destacou que o município trabalha, em parceria com o Sesi-RS, na elaboração de uma capacitação diferenciada, alinhada com a legislação municipal, com o Plano Nacional de Educação e o Fundeb, que preveem competências técnicas específicas para que professores assumam a gestão escolar. “Muitas vezes, temos bons professores, mas que chegam na gestão e não conseguem produzir da mesma forma. Até porque os cursos de licenciatura não dão essa formação. Então, estamos montando um curso que vai certificar os nossos professores para que, quando quiserem participar de uma seleção para gestão das escolas, estejam já qualificados para esse exercício”, contou.

ALIADO À TECNOLOGIA
O Sesi-RS é movido pelo compromisso de promover a formação de jovens e profissionais cooperativos, empreendedores e criativos. Uma mostra dessa missão foi apresentada aos participantes do 32º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação em um estande montado no local do evento. Lá, havia amostras de projetos de robótica desenvolvidos por alunos das escolas do Sesi-RS elaborados no FabLearn, espaço para explorar ciências, engenharia, robótica e projetos "maker" em todas as disciplinas. No local os estudantes desenvolvem competências ligadas à gestão de projetos, trabalho em equipe e solução de problemas, qualidades fundamentais para enfrentar os desafios pessoais e profissionais do século XXI.

Publicado quinta-feira, 14 de Abril de 2022 - 15h15

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