Você está aqui

Mostra Sesi Com@Ciência receberá 20 mil pessoas nos dias 5 e 6 de outubro em Porto Alegre

Mais de 20 mil pessoas entre estudantes e professores de todo o Estado são esperadas na quarta edição da Mostra Sesi Com@Ciência, evento gratuito que ocorrerá no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, nos dias 5 e 6 de outubro. A Mostra, que destaca iniciativas educacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) nas áreas da ciência, inovação e tecnologia, terá ainda dezenas de palestras, com nomes como o biólogo, jornalista e escritor Mia Couto, o filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, e a fundadora da escola de pensamento digital Mastertech Camila Achutti, que lidera iniciativa para a inclusão de mulheres na tecnologia.

Também ocorrerão oficinas para estudantes, com opções de grafite, minecraft educacional, música e tecnologia, gamificação, storytelling, navegação e astronomia, entre outras. Para os educadores, os temas variam entre desenvolvimento de habilidades em astronomia conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância de sonhar na infância, astrofísica e literatura na Educação Básica, além de outras opções.

Com o tema "Desbravando um novo mundo", a edição deste ano é a primeira presencial desde 2019, já que em 2020 a Mostra não foi realizada por causa da pandemia e em 2021 as atividades foram on-line. De acordo com a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier, a programação dos dois dias de atividade foi pensada para conectar estudantes e professores com o que existe de mais inovador em termos de uma educação que faça sentido às crianças e aos jovens.

"Além das palestras e das oficinas, serão apresentados projetos desenvolvidos nos programas de educação do Sesi por meio da pesquisa científica. É uma forma de mostrar como a ciência e a tecnologia ajudam a resolver problemas do dia a dia e tornar a aprendizagem mais significativa", afirma Sônia Bier.

Foram selecionados para apresentação na Mostra mais de 175 projetos desenvolvidos por estudantes das escolas de Ensino Médio do Sesi-RS, das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do programa de Contraturno. As iniciativas que aliam ciência e tecnologia são uma marca da educação do Sesi-RS e já renderam mais de cem premiações em eventos científicos no Brasil e no Exterior, além do reconhecimento do Ministério da Educação como uma das instituições mais inovadoras do país. Entre os palestrantes, também estão o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; o pesquisador em tecnologias para a educação e professor da Universidade de Columbia, Paulo Blikstein; a CEO da Spotone Global Solutions, Mariéme Jamme, que trabalha com discursos inspiradores sobre a educação de meninas por meio do STEAMD (sigla que engloba ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática e design) e empoderamento de jovens que vivem em comunidades vulneráveis; além da velejadora e escritora Heloisa Schurmann e do seu filho, o cineasta David Schurmann, que, em 2017, foi indicado para representar o Brasil no Oscar com o filme “Pequeno Segredo”, inspirado em livro com o mesmo nome escrito pela mãe.

Algumas das palestras serão on-line, com transmissão ao vivo a todos os participantes que estiverem presencialmente no evento. Ainda há inscrições abertas para algumas atividades. A programação completa pode ser conferida por meio do site www.sesicomciencia.com.br.

Publicado quarta-feira, 14 de Setembro de 2022 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat