Você está aqui

Sesi-RS é Top Cidadania e Top Ser Humano 2022

O Sesi-RS recebeu o Top Cidadania 2022 pela implantação de um amplo programa de atenção à saúde mental na cidade de Panambi em 2021 e o Top Ser Humano 2022 pelo Papo Sesi. A premiação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul – ABRH-RS, aconteceu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O Top Ser Humano foi criado em 1993 para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. 

 

Top Cidadania – O + Saúde é uma iniciativa que contribui para o fortalecimento da rede de saúde junto à comunidade, visando ao bem-estar e à prevenção de transtornos mentais e comportamentais da população na região. Trata-se de uma tecnologia social desenvolvida por especialistas em saúde mental do Sesi-RS, a partir da integração dos serviços de saúde pública e privados. A metodologia aplicada nessa integração consistiu em, desde o levantamento, mapeamento e estruturação de dados da saúde da população, chegando a capacitações, finalizando com a integração das informações e construção dos fluxos e processos para atendimentos pelas redes pública e privada de saúde mental. Além da consolidação de um comitê capacitado para a gestão dos indicadores de saúde mental do município e das empresas.

Localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi fica a 375Km de distância da capital, e conta com um grande e diversificado parque industrial que agrega 37% em valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do município (R$ 2.236.145,65, dado de 2019), e que emprega a maioria da população em idade ativa. A ideação do projeto começou quando o Sesi-RS ampliou significativamente os atendimentos psicossociais junto às empresas do município.

O Sesi-RS já recebeu o Top Cidadania pelos Programas Praia Inclusiva, Crescendo com Arte, Oficinas Culturais, Escola Sesi de Ensino Médio e pelo Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais (CISFPS).

Top Ser Humano – O Papo Sesi é uma ferramenta de comunicação, via canal do YouTube, e engajamento para os seus empregados e empregadas, ampliado durante a pandemia. Apresentado pelo superintendente regional, Juliano Colombo, este canal acabou se consolidando e, com o passar do tempo, se tornou uma das principais fontes de informação e desdobramento de conhecimento para os demais interlocutores da instituição.

Por ter uma atuação ampla em educação e saúde, apesar de ser transmitido ao vivo pelo YouTube da organização, o vídeo fica salvo para que os profissionais possam ter acesso ao conteúdo no melhor dia e horário, sem comprometer as suas atividades. Hoje, o Papo Sesi acontece mensalmente. Desde abril de 2020 foram realizadas 21 edições, com um percentual de atingimento do público-alvo estimado em 95% do previsto. Em pesquisa realizada com os empregados e empregadas no mês de junho de 2022, 99% dos respondentes concordaram que o Papo Sesi era uma importante fonte para compartilhamento de informações. 

Publicado sexta-feira, 25 de Novembro de 2022 - 10h10

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat