Você está aqui

Sesi-RS inicia obras e amplia serviços em 2023

O próximo ano do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) dará frutos plantados em 2022, como o início das obras das Escolas Sesi de Ensino Médio de Canoas e Lajeado e a ampliação da de Pelotas, além da inauguração do Instituto de Formação de Professores. Isto no primeiro semestre. “O Instituto materializa o que o Sesi-RS vem fazendo junto às prefeituras, com a preparação de professores para trabalhar com esta nova educação que defendemos”, explica o superintendente do Sesi-RS Juliano Colombo.

Foram mais de 10,4 millhões de atendimentos abrangendo 8,2 mil indústrias em 410 municípios gaúchos. “O ano de 2022 teve muitas realizações e agora temos o compromisso de seguir com a régua alta: ampliando serviços com qualidade”, afirma Colombo. 

Em 2022, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Sesi-RS, anunciou o investimento de R$ 300 milhões com a construção de seis novas escolas de Ensino Médio (Canoas, Lajeado, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul), além da ampliação da unidade de Pelotas. Quando em funcionamento, as unidades deverão gerar 2,4 mil novas vagas para estudantes e 300 empregos diretos. O Instituto de Formação de Professores, sediado em Porto Alegre, será dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, fará pesquisas e estudos de dados educacionais do Estado, produzindo análises qualitativas que permitam construir soluções personalizadas para os professores. Também em 2023 serão inaugurados 15 novos espaços de contraturnos, com ênfase em pensamento computacional. A iniciativa atende a crianças de seis a 15 anos, no turno inverso à escola. Com a ampliação, serão abertas mil novas vagas, beneficiando um total de 5 mil alunos.  Em 2022, foram 8,4 mil matrículas em Educação Infantil e Contraturno e 1,4 mil no Ensino Médio. A EJA alcançou 16,2 mil matrículas e a formação de professores 2,71 mil matrículas.

A mostra Sesi Com@Ciência, realizada nos dias 5 e 6 de outubro, teve mais de 17 mil inscritos e mais de 24 mil participações físicas ou virtuais nas atividades propostas. O Torneio Sesi de Robótica contou com 46 equipes inscritas e a participação de 305 estudantes de 15 cidades do Estado. Seis equipes participarão do torneio nacional que acontece em março de 2023 em Brasília.

O novo modelo de atuação do Sesi na área da saúde (+ Saúde Integral + APS) é centrado na pessoa e tem um olhar integral sobre cada indivíduo com a ajuda da tecnologia e será marcado pelas inaugurações já no primeiro trimestre dos espaços de saúde de Panambi e de Caxias do Sul. “Além disso teremos a ampliação do atendimento dentro das indústrias, com a chegada de 21 novas unidades móveis, que totalizarão 70 UMOs”, conta Colombo. “A pandemia reforçou a capacidade de entrega de serviços nesta área. Aliamos tecnologia e ampliamos os atendimentos”, ressalta.

O Sesi Conecta Saúde teve quase 20 mil inscritos com mais de 12 horas de conteúdo. Outro destaque do ano foi a Corrida do Sesi, que arrecadou 77 toneladas de alimentos, com mais de 13 mil inscritos em 25 cidades.  Em 2022, a projeção é ter atendido 310 mil trabalhadores na área. Foram 32 mil consultas odontológicas, 164,8 mil pessoas vacinadas e mais de 75 mil matrículas em cursos de Normas Regulamentadoras.

Os 25 anos do Teatro do Sesi também merecem destaque em 2022. A programação contou com dez espetáculos com a performance de artistas nacionais e internacionais.

Mostra Sesi Com@Ciência teve mais de 17 mil inscritos

Crédito foto: Dudu Leal 

Publicado quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat