Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) assinaram um convênio para a realização de uma pesquisa que vai mapear o grau de maturidade tecnológica dos professores quanto ao uso de recursos digitais e não digitais nas práticas pedagógicas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, durante a Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-lá, e já houve adesões dos municípios de Santa Maria, Restinga Seca, Antônio Prado e Panambi.

Diante de um auditório lotado na sede da Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), praticamente à beira-mar, os prefeitos presentes puderam saber detalhes para avaliar a implantação do projeto. Trata-se de uma iniciativa para contribuir no atendimento à legislação (Lei 14.533) da Política Nacional de Educação Digital, que torna obrigatória as competências digitais na educação básica. O valor do convênio para os associados da Famurs é considerado acessível: R$ 2.236 por município.

“A intenção é, com os resultados, nortear decisões sobre investimentos em tecnologias educacionais e atualização dos currículos com este viés”, destaca a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier, lembrando que a pesquisa também poderá promover um programa de formação de competências digitais para professores e gestores, de acordo com o perfil tecnológico da rede de ensino.

Os municípios que aderirem terão acesso a uma plataforma disponibilizada pelo Sesi-RS. Os professores poderão acessá-la por meio de link, respondendo às questões em cerca de 30 a 40 minutos. Eles poderão conferir o seu resultado individual, enquanto o município receberá um diagnóstico geral, entregue pelo Sesi. O convênio com a Famurs terá duração de um ano.

Este é um dos serviços que o Instituto de Formação de Professores Sesi, que será inaugurado em breve, disponibiliza para os municípios. O Programa de Formação e Gestão Educacional Sesi-RS conta com formação de professores, de gestores municipais e de gestores escolares e já conta com a adesão de 38 municípios.

Publicado quinta-feira, 16 de Março de 2023 - 7h07

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat