Você está aqui

Preparação para o futuro é tema de atividade do Sesi-RS 

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) capacitou seus colaboradores em Estudos de Futuro. A formação ocorreu entre os dias 17 e 28 de abril, em Porto Alegre, e foi ministrada pelo futurista Roberto Poli. Essa iniciativa visa, através do método antecipatório, a obtenção de novos mecanismos que auxiliem no planejamento estratégico. Pesquisa de Futuros (ou Estudos de Futuro) tratam de exercícios sistemáticos com o objetivo de gerenciar a dúvida, através da análise de possibilidades, e transformá-la em certeza. 

“Preferimos discutir o futuro 20 anos à frente, não seis meses, um ano ou dois anos, como costuma fazer o planejamento estratégico. Não porque esteja errado, mas por duas razões importantes: se olharmos para grandes espaços de tempo, podemos entender melhor quais tendências são importantes e quais tendências são menos importantes. Segundamente, isso nos dará tempo, tempo para preparar a nós mesmos e nossa organização. Olhamos para o futuro pensando em tomar decisões no presente”, assinala Poli. 

Durante a 23ª Conferência Mundial de Estudos de Futuro, foi atestada a necessidade de que toda a humanidade atinja um nível mínimo de alfabetização sobre o futuro, para que haja participação massiva em um verdadeiro debate sobre o assunto. “A nossa intenção é manter a visão estratégica do Sesi-RS conectada e atualizada com essa competência organizacional, aumentando nossas ferramentas para mapear cenários e antecipar tendências. Assim estaremos mais preparados para desenvolver iniciativas inovadoras em nossas áreas de atuação – saúde no trabalho e educação, e suas ramificações”, explica o superintendente-regional, Juliano Colombo.

Foto: Dudu Leal

“É importante falar de futuro, com ‘s’, no plural, porque isso permite abrir a nossa cabeça e aproveitar diferentes oportunidades, explorar diferentes cenários, diferentes formas de fazer as coisas. É importante ter em mente que existem muito mais oportunidades do que as que podemos ver”, afirmou a Analista de Tendências para exercícios futuros, Elena Petrucci, e que acompanhou todos os dias da formação. 

Roberto Poli faz parte do corpo docente da Universidade de Trento, onde presta consultoria em inteligência estratégica e análise de mudança, risco e oportunidades, além de treinamentos para o desenvolvimento de competências baseadas na perspectiva de Estudos de Futuro. Fora dessa temática, Poli leciona Epistemologia das Ciências Sociais e coordena o Programa de Mestrado em Previsão Social. Ele tem sete livros publicados e publicou mais de 300 artigos científicos. 

Capacitada, a equipe será observada por dois anos. Tendo três encontros anuais, onde o Professor Poli e sua equipe acompanharão a maturidade das iniciativas em estudos de futuros tidas pela entidade. 

Publicado sexta-feira, 28 de Abril de 2023 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat