Você está aqui

Alunas do Sesi participam de conferências em Harvard e Yale

Alunas da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí embarcaram nesta terça-feira (16) para os Estados Unidos, onde participam de uma simulação de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), nas universidades americanas de Harvard e Yale.  Ana Carolina Silveira, Carolina Moura, Geórgia Américo, Isadora Urio, Júlia Santos e Larissa Evaldt foram escolhidas após uma série de processos seletivos e representarão o Rio Grande do Sul nos dois eventos. “Tive que aprender a língua inglesa mais formal, além de estudar os países que iremos representar, foi um estudo bem aprofundado, para ter o conhecimento necessário na hora de falar e explicar sobre a nossa representação.”, conta a estudante Ana Carolina Silveira.

A Harvard Model United Nations e a Yale Model United Nations, que ocorrem nas cidades americanas de Boston e New Haven respectivamente, são as maiores e mais prestigiadas conferências diplomáticas do mundo para estudantes do Ensino Médio, reunindo jovens promissores para discussões de problemáticas globais.

Para participar dos comitês, as alunas pesquisaram tópicos de discussão e, entre os assuntos escolhidos por elas, destacam-se a preservação da tradição e cultura indígena, crise de imigração, igualdade de gênero e conflitos relacionados às drogas.

“Já tinha participado de uma palestra na UFRGS sobre o tópico de drogas, no ano passado. É um tema bastante complexo e quando surgiu essa oportunidade no comitê internacional foi algo que despertou meu interesse, justamente por poder discutir, em uma escala maior ainda, esse problema que está presente no nosso dia a dia”, relata Geórgia Américo, que tem o sonho de cursar Relações Internacionais no futuro.

Segundo a diretora da Escola Sesi de Gravataí, Bianca Visentin, a participação das estudantes nas conferências internacionais é resultado do modelo de ensino da instituição: “Essa viagem concretiza tudo o que a gente desenvolve dentro das escolas Sesi, enquanto proposta de autonomia, de buscar aprendizagem e protagonismo dos alunos.”

Ao longo de duas semanas, as estudantes gaúchas participarão de 11 comitês, sendo cinco na Harvard Model United Nations e seis na Yale Model United Nations.

Publicado Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat