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Com o painel “Formar para Transformar: Formação de Professores na era da Inteligência Artificial”, o Sistema FIERGS abriu o segundo dia de atividades do Palco Indústria, no Gramado Summit, colocando em evidência a educação. “Desconheço outra categoria que potencializaria mais a IA (Inteligência Artificial) do que os professores”, afirmou a gerente do Instituto Sesi-RS de Formação de Professores, Ecléia Conforto, ressaltando que a tecnologia deve ser utilizada como instrumento para alcançar os objetivos em sala de aula, e não como a finalidade em si mesma. 

Para Ecléia, o futuro da formação de professores começa por uma nova escuta. “Hoje, temos que executar essa escuta para entender as necessidades das turmas e, com auxílio da IA, organizar trilhas de aprendizagem personalizadas”, salientou, dando ênfase na necessidade de reformulação das metodologias docentes: “Formação que ignora o presente do aluno não prepara o futuro da escola. Formação que ignora o professor como aprendiz não gera transformação”. 

Ao lado da gerente Daiane Grassi, pesquisadora do Observatório de Educação do Instituto Sesi-RS de Formação de Professores, destacou a importância da inteligência artificial na aceleração das tarefas de um professor e, principalmente, na elaboração das trilhas de ensino personalizadas. “A IA é a alavanca, a formação é o motor e a sala de aula é onde tudo acontece”, disse. 

DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS
A educação já havia sido tema de debates no Palco Indústria na quarta-feira (4). O painel “Educação do Amanhã: Tecnologias e Metodologias da Nova Sala de Aula” trouxe o relato de estudantes e instrutores de Sesi-RS e Senai-RS sobre como robótica educacional, FabLearn e competições como a WorldSkills desenvolveram soft e hard skills dos alunos. “Todas as experiências, em especial com a robótica, me fizeram ter mais autonomia, autogovernança e aprender o valor do trabalho em equipe", disse Clara Oshiro, estudante da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, em Montenegro. 

As soft skills estão relacionadas à forma como você interage com as pessoas, sendo algumas delas as habilidades em comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Enquanto as hard skills são competências técnicas como programação, análise de dados e design. 

Já a palestra “Do Local para o Global: como Conectar Inovação e Educação Muda Futuro” destacou a capacidade que o ensino voltado à inovação pode ter na vida de um jovem, por meio de depoimentos dos alunos Arthur Maycá e Sandro Gonçalves Júnior, da Unidade Senai de São Leopoldo. Ambos têm projetos premiados Brasil afora e, recentemente, conquistaram o terceiro lugar no Startup Weekend Porto Alegre. “O que nos move é a vontade de inovar, resolver um problema real da indústria, criando algo que possa suprir essa demanda”, disse Maycá, destacando a importância de seus professores e instrutores na formação profissional.

Publicado quinta-feira, 5 de Junho de 2025 - 14h14
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