DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS
A educação já havia sido tema de debates no Palco Indústria na quarta-feira (4). O painel “Educação do Amanhã: Tecnologias e Metodologias da Nova Sala de Aula” trouxe o relato de estudantes e instrutores de Sesi-RS e Senai-RS sobre como robótica educacional, FabLearn e competições como a WorldSkills desenvolveram soft e hard skills dos alunos. “Todas as experiências, em especial com a robótica, me fizeram ter mais autonomia, autogovernança e aprender o valor do trabalho em equipe", disse Clara Oshiro, estudante da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, em Montenegro.
As soft skills estão relacionadas à forma como você interage com as pessoas, sendo algumas delas as habilidades em comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Enquanto as hard skills são competências técnicas como programação, análise de dados e design.
Já a palestra “Do Local para o Global: como Conectar Inovação e Educação Muda Futuro” destacou a capacidade que o ensino voltado à inovação pode ter na vida de um jovem, por meio de depoimentos dos alunos Arthur Maycá e Sandro Gonçalves Júnior, da Unidade Senai de São Leopoldo. Ambos têm projetos premiados Brasil afora e, recentemente, conquistaram o terceiro lugar no Startup Weekend Porto Alegre. “O que nos move é a vontade de inovar, resolver um problema real da indústria, criando algo que possa suprir essa demanda”, disse Maycá, destacando a importância de seus professores e instrutores na formação profissional.