A orla do Guaíba se transformou em uma grande pista de corrida para cerca de 1,2 mil competidores na 1ª Corrida Nacional do Sesi, realizada na manhã desta quinta-feira (1º). O termômetro marcava 14°C na Rótula das Cuias às 8h da manhã, quando foi dada a largada para as provas de corrida de 5 km e 10 km, além da caminhada de 5 km. O evento, que foi promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em parceria com o Sesi Nacional, com apoio do Conselho Nacional do Sesi, buscou estimular hábitos saudáveis e a solidariedade. No total, cerca de 150 toneladas de alimentos devem ser arrecadadas nas 20 corridas realizadas no mês de maio, que já contam com mais de 11 mil inscritos e com a expectativa que esse número cresça ainda mais.
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, destacou a importância do evento na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores. "É muito bom ver esse povo alegre, se exercitando, e fazendo o bem ao próximo com a arrecadação de alimentos”. Já a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, observou que o evento é uma forma de estimular hábitos saudáveis. “Correr é um grande ato de cuidado com a própria saúde, então ter essa corrida no Dia do Trabalho é de extrema relevância. Correr faz bem, e aqui na Corrida do Sesi estamos fazendo um bem ainda maior com a arrecadação de alimentos”, afirma.
Antes mesmo de começar a corrida, Fernanda Cassariego, de 34 anos, já estava se exercitando: fazia a sua rotina de aquecimento em um dos espaços montados pelo Sesi para o evento. Para ela, que é corredora desde 2021, o frio já não era mais um problema. “O que me motivou a vir hoje foi o desafio, a vontade de me superar. É isso que a corrida é: superação”. Para Fernanda, iniciativas como a Corrida do Sesi são importantes por promoverem um hábito saudável para um grande público.
Berenice Sanchonete, de 52 anos, conta que começou a correr em setembro de 2024, intercalando entre um minuto de caminhada e um minuto de corrida. Hoje ela deu um passo além e participou da corrida de 5 km. “Corrida pra mim é um vício. Saí de um estilo de vida sedentário e hoje estou focada na minha saúde”. Já Lise Ries, de 66 anos, começou a correr alguns anos antes, mas teve que interromper a prática em 2020. “Durante a pandemia tive que parar de correr, e agora estou voltando aos poucos, começando com os 5 km. Corrida pra mim é diversão”, conta.
Na cerimônia de premiação, o presidente Claudio Bier, junto a Susana Kakuta e a diretora de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, entregaram troféus aos vencedores nas diversas categorias da competição. Também participou da cerimônia o diretor-superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Paulo Renê, assim como outras autoridades.