Você está aqui

Sesi-RS inicia entrega de materiais para escolas atingidas pela enchente em Esteio e Eldorado do Sul

Uma solenidade na tarde desta terça-feira (30) marcou o início das entregas que Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) tem programado para ajudar cerca de 200 escolas públicas atingidas pelas enchentes no Estado. O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Bairro do Parque, em Esteio, e contou com a presença de representantes do Sesi-RS, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-RS) e da 27ª Coordenadoria Regional de Educação. As doações fazem parte de um termo de cooperação firmado entre o Sesi e a Seduc em 27 de maio com o objetivo de contribuir com a recuperação das estruturas educacionais afetadas pelas inundações.

“A gente que veio da escola sabe da emoção e da energia que é ver uma escola sendo reconstruída. Nós, do Sesi-RS, sabemos que há muito a ser feito e estamos auxiliando da melhor maneira possível. Reconstruir uma escola é reconstruir a esperança”, afirmou a gerente de educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Durante a entrega das doações, Sônia Bier destacou que o Sesi-RS também oferece atendimento psicossocial aos profissionais da educação neste momento delicado: "Não dá para retornar apenas com mesa e cadeira, todos nós sentimos na alma o que aconteceu", disse.

Chefe administrativa da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Tatiane Maciel reforçou a importância da colaboração para a retomada da educação no Estado."O Sesi-RS foi o primeiro a nos dar as mãos. Estou emocionada, pois foi muito sofrido. Além da escola, muita gente perdeu suas casas”, desabafou. 

"Articulação, como essa entre a Seduc e o Sesi-RS, é fundamental para permitir que os espaços escolares voltem a ser frequentados pelos alunos”, acrescentou o Superintendente Adjunto da Educação Profissional da Seduc-RS, Tomás Collier.

A Escola Bairro do Parque fica no bairro Novo Esteio, um dos mais atingidos pela enchente na cidade, e teve todo o térreo alagado, o que ocasionou a perda de classes, cadeiras, material de escritório e de cozinha. Conforme a diretora, Maria do Carmo Baiache, a água atingiu mais de dois metros de altura. “Nos ajuda muito as doações do Sesi-RS. Quando fiquei sabendo da entrega, renovei meu ânimo para seguir em frente”, desabafou Maria do Carmo.

Em razão dos estragos, o colégio segue com atendimento remoto. As aulas presenciais devem ser retomadas em 5 de agosto.

Entre os materiais que instituição recebeu estão materiais de cozinha (freezer, fogão industrial, geladeira, liquidificador, microondas e chaleira elétrica), de expediente (canetas, papéis, tesouras, lápis e borracha), esportivos (bolas de basquete, futebol, vôlei e handebol), instrumentos musicais (tamborim, ganzá, surdo e caixa), kits de robótica, livros e computadores.

Também nesta terça-feira, a Escola Municipal de Educação Infantil Brincando e Aprendendo, em Eldorado do Sul, foi contemplada com a entrega do Sesi-RS. O carregamento foi similar ao da escola de Esteio, porém, acrescido com materiais específicos para crianças, como mesas para refeitório, camas empilháveis, tatames, trocadores e jogos infantis.

O cronograma de doações teve ainda esta semana em Pelotas, São José do Norte e São Sebastião do Caí. Na segunda-feira, as entregas acontecem em Montenegro, Porto Alegre e Cachoeirinha.
 

Publicado Terça-feira, 30 de Julho de 2024 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat