A unidade móvel de saúde começou a operar nesta sexta-feira, com equipe disponibilizada pela prefeitura, na Av. Martinho Poeta, 2025, no bairro Picada, em Eldorado do Sul. O espaço conta com dois consultórios, que oferecerão serviços de atenção primária à saúde. A estrutura auxiliará o atendimento em um momento em que a unidade básica de saúde (UBS) do município segue comprometida pela enchente.
“Temos que agradecer muito à FIERGS. Quando ligamos e enviamos um ofício relatando a situação de Eldorado do Sul, todas as unidades móveis deles já estavam sendo utilizadas. Mesmo assim, se sensibilizaram tanto com a nossa cidade que foram atrás de uma nova unidade, para que Eldorado não ficasse sem atendimento”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Giovani Bombeiro.
O Sistema FIERGS também fará a distribuição de kits odontológicos e de higiene para adultos e idosos, enquanto a rede de farmácias Panvel contemplará o público infantil. A população atingida receberá 365 kits de higiene pessoal, contendo itens como papel higiênico, xampu, sabonete, álcool em gel, entre outros itens, e 500 kits odontológicos, com escova de dente, creme dental, fio dental e enxaguante. A prefeitura será responsável pela entrega das doações no centro humanitário, localizado no ginásio do bairro Loteamento, para distribuição aos moradores.
Mottin reforçou a necessidade de manter a atenção voltada para o município. “Todo mundo já tinha esquecido o que aconteceu no ano passado. Agora está tudo bonitinho, os carros circulando normalmente, mas a gente estava debaixo d’água. Por isso, temos que estar atentos permanentemente”, afirmou.
Além da unidade móvel, Eldorado do Sul também receberá uma tenda móvel para reforçar o atendimento em saúde, como parte do convênio firmado entre o Sistema FIERGS e a Secretaria Estadual da Saúde. O local de instalação ainda está sendo definido. Com 30 metros quadrados, a estrutura oferecerá serviços de atenção primária à saúde, como aferição de sinais vitais, aplicação de vacinas, pequenos curativos e orientações gerais à população.