Você está aqui

Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo inicia seu primeiro ano letivo

Inaugurada em novembro de 2019, a Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo recebeu nesta semana seus primeiros cerca de cem alunos. Eles iniciaram a vivência na proposta educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que desenvolve competências e habilidades por meio de projetos de pesquisa, instrumentalizada por diferentes tecnologias e marcada pela compreensão da cultura juvenil. Na unidade de São Leopoldo, as turmas foram batizadas com nomes de quatro personalidades de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. Além de identificar os grupos de alunos, Maria Montessori, Marie Curie, Carolina de Jesus e Hannah Arendt vão nortear os projetos desenvolvidos ao longo deste trimestre. "Já nesses primeiros dias de aula pudemos ter uma ideia de como será o nosso ano aqui. Tivemos dinâmicas envolvendo várias matérias, aula de teatro, jogos de matemática. Estou muito feliz", conta a aluna Renata de Los, 15 anos.

As escolas Sesi oferecem uma matriz curricular diferenciada, com 50% da carga horária destinada a Ciências da Natureza e Matemática, buscam promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas pela capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade e da indústria. Organizado em turno integral, o currículo privilegia a aprendizagem por meio da pesquisa, experimentação, criação e inovação, com base no desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho e à excelência acadêmica, bem como de competências cognitivas e socioemocionais que potencializem as relações coletivas e colaborativas. "Está sendo uma experiência totalmente diferente das que eu já tinha tido antes, reforçando o diálogo e o trabalho em equipe. Poder ensinar as matérias interligadas, por meio de projetos, ver o conteúdo fazendo sentido para esses alunos é um desafio pessoal e profissional muito positivo", comenta uma das professoras de Matemática, Maria Eduarda Götz Nunes.

Cada turma é composta por até 25 estudantes e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico. O protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da escola – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico. Essa é a quinta unidade no Rio Grande do Sul, as outras estão localizadas em Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí e Montenegro, com oferta de bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria.

Crédito fotos: Dudu Lea

Publicado sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020 - 18h18

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat