Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) coloca à disposição da comunidade de Panambi o Espaço Saúde, sediado na rua Konrad Adenauer, 1585, bairro Érica. O local abriga todos os serviços da instituição, incluindo desde saúde ocupacional e mental, até aplicação de vacinas e consultas de enfermagem. A inauguração oficial ocorreu nesta quinta-feira (27), com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, do superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, e de autoridades políticas e empresariais locais. “Cheguei há alguns dias da Alemanha, onde participei de mais uma Feira Industrial de Hannover. E lá, pude perceber a presença marcante e inovadora destes dois pilares naquela sociedade: atenção à saúde e à educação. O mesmo cuidado com estes temas encontro aqui, nesta laboriosa comunidade”, destacou Petry, em seu discurso.

Segundo Petry, o Espaço Sesi Saúde resume o modelo de cuidado integral prestado pela instituição, com a oferta de vários serviços. Ele reforçou, ainda, que no âmbito educacional, foi apresentada a ampliação e revitalização de áreas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O ensino e uma vida saudável são fatores que impactam a produtividade, a inovação, e, enfim, a competitividade da indústria. Esse contexto justifica plenamente os investimentos que estão sendo feitos e que são oriundos das contribuições compulsórias recolhidas pelas indústrias a cada mês. Assim, são recursos privados que retornam para as empresas por meio de serviços do Sistema S da indústria”, disse.

Em sua apresentação, Juliano Colombo destacou que um novo olhar para a saúde é necessário, envolvendo uma transição epidemiológica, psicossocial e demográfica. O Sesi-RS se posiciona como promotor de saúde integral do trabalhador e da comunidade. O superintendente ressaltou ainda que transtornos mentais comportamentais estão entre as doenças que mais afastam do trabalho. Em 2020, houve uma alta de 26% de afastamentos decorrentes deste fator em relação a 2019. Por isso, Colombo citou a importância de projetos como o + Saúde Mental Panambi, uma parceria do Sesi-RS com indústrias locais e o poder público. Será o fortalecimento da rede de saúde do município de Panambi, visando ao bem-estar e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais junto à população. “É preciso transformar o presente de uma comunidade em um futuro com mais cuidado integral em saúde, mais produtividade para o trabalhador e mais desenvolvimento para a indústria”, disse.

O presidente do Conselho Consultivo do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Panambi, Angelin Adams, falou sobre a parceria de anos da FIERGS, do Sesi e do Senai com o município. “Panambi não seria o que é se não tivesse esse apoio irrestrito. Continuem apostando e  investindo em Panambi”, afirmou . O prefeito municipal, Daniel Hinnah, comentou que a cidade é movida a desafios e salientou o desenvolvimento proporcionado por líderes e empreendedores locais e até por muitas pessoas de outras regiões que procuram Panambi para trabalhar. Hinnah entregou a Gilberto Porcello Petry a declaração de hóspede oficial do município.

Na cerimônia, a família do ex-presidente da indústria Saur, Ernesto Otto Saur, foi homenageada por Petry com entrega de uma placa de mão e o descerramento de outra no local. O Centro de Atividades Sesi do município levará o seu nome.

REUNIÃO-ALMOÇO
O presidente da FIERGS também proferiu uma palestra durante a reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Panambi. Gilberto Porcello Petry fez um relato sobre a última missão prospectiva que liderou ao Cazaquistão e à Feira de Hannover, na Alemanha, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e abordou também a necessidade de o Brasil promover avanços, como a Reforma Tributária. “O setor industrial tem uma das maiores cargas tributárias. Nacionalmente, a indústria é responsável pela parcela de 34,3% da arrecadação de impostos, ou seja, mais de um terço da receita tributária do País. No Rio Grande do Sul, o setor recolhe 58,4% da receita de ICMS”, lembrou, destacando como uma realidade econômica que precisa buscar um maior equilíbrio com outros setores da economia.

A programação finalizou com uma visita, à tarde, à unidade do Senai da cidade.

 

O Sesi Espaço Saúde de Panambi conta com os seguintes serviços

Saúde Ocupacional

  • Consultas ocupacionais
  • Realização de exames complementares: acuidade visual, espirometria, eletroencefalograma, eletrocardiograma, coletas laboratoriais para análises clínicas, exames de Raio X;
  • Exames audiométricos

Saúde Mental 

  • Avaliação psicossocial; 
  • Atendimento psicológico; 
  • Atendimento psicossocial emergencial.
  • Desenvolvimento de equipes
  • Desenvolvimento de liderança
  • Cursos de brigada emergencial psicossocial

Promoção da Saúde  

  • Consultas com profissional de nutrição: atendimento individual, atendimento nutricional em grupo

Imunização

  • Aplicação de vacinas em geral

Consultas de enfermagem

Palestras, workshops e oficinas

Publicado quinta-feira, 27 de Abril de 2023 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat