Você está aqui

Saúde integral é resultado de um olhar equilibrado entre o corpo, a mente e o meio onde estamos inseridos. No segundo dia de programação do Sesi Conecta Saúde, os especialistas trouxeram reflexões sobre como construir uma sociedade e um mundo melhores, através de uma produtividade saudável e sustentável, conectando a agenda ESG com a área da saúde. Em sua terceira edição, a iniciativa tem o propósito de conectar empresas e pessoas, por meio de assuntos relacionados à saúde integral no ambiente de trabalho. O evento híbrido, realizado nos dias 9 e 10 de maio, reuniu onze especialistas e contou com a participação de cerca de 15 mil pessoas assistindo às palestras, entre o público que acompanhou a transmissão on-line ou esteve presencialmente no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

A primeira conferencista a falar nesta quarta (10/5) foi Cátia Tokoro, membro independente em conselhos de administração, fiscal, consultivo e comitês de assessoramento a conselhos.  Ela tratou sobre as estratégias ESG e Saúde integradas ao negócio. Explicou conceitos referentes a Matriz de Materialidade, para entender o que é prioridade para os acionistas e para o negócio; e Matriz de Risco, para avaliar os impactos, caso os riscos se materializem, e as probabilidades de ocorrerem. “A estratégia ESG deve estar totalmente integrada ao negócio. A Matriz de Materialidade vai ajudar na integração da estratégia. E, além da integração, precisa haver intenção, ou seja, a vontade de fazer acontecer”.

Na sequência, a especialista em gestão de pessoas e negócios, Grácia Fragalá, seguiu explorando os conceitos ESG e como eles se aplicam à saúde do trabalhador na prática e no dia a dia das empresas. Ela retomou a linha do tempo e como surgiu a sigla, no ano de 2004, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Embora não seja uma novidade, há um crescimento do interesse sobre esse tema no Brasil”.

A Medicina do Estilo de Vida (MEV) foi o tema central da palestra do PhD em neurociências e professor da UniRio, Lucas Medeiros. Ele propõe uma forma de hackear o próprio sistema nervoso, através do estilo de vida. Segundo ele, a MEV tem o poder de reverter o funcionamento do cérebro, saindo de um modo de sobrevivência para um modo de florescimento, ganhando mais foco, calma e vitalidade para o corpo e para a mente. Defende que, “a partir do momento em que novas escolhas de estilo de vida são feitas, é possível prevenir, tratar e até reverter doenças crônicas”. Trata-se, portanto, de uma prática, na qual se faz uso dos “quatro medicamentos do estilo de vida”, que consistem em alimentação (a mais natural, colorida e menos industrializada possível), movimentação do corpo, conexão com pessoas e com o mundo e gerenciamento do estresse. Ao final, Medeiros propôs uma prática de ativação de pontos do corpo e alternativas para lidar em situações de estresse.

“Qualidade de vida, uma conquista pessoal” foi o tema da palestra do médico JJ Camargo, diretor de Cirurgia Torácica da Santa Casa de POA e Professor na UFCSPA. Entre os aspectos abordados, falou sobre felicidade e envelhecimento. Lembra que fazer coisas diferentes, como estudar idiomas, ler, ouvir música, conversar sobre assuntos diversos e, principalmente, ter amigos, podem ser muito benéfico para quem busca uma vida mais feliz. Sobre envelhecimento, destaca que "temos a idade da utilidade. Podemos ser muito velhos pela inutilidade. E podemos nos manter jovens se ainda formos úteis para alguma coisa".

O Sesi Conecta Saúde ainda contou com a presença da doutora em Administração, co-fundadora e CEO da Sonata Brasil, Soraia Schutel, falando sobre “Autogestão na estratégia de gestão de pessoas”. No encerramento, Joel Jota, professor, escritor e coordenador geral do Instituto Neymar Jr, falou sobre “Foco, consistência e produtividade na busca por hábitos saudáveis”.

Para além das palestras
Além dos conferencistas, o Sesi Conecta Saúde contou com atrações culturais. No primeiro dia, Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros tocaram na abertura do evento e ainda houve uma apresentação da Orquestra Jovem do Sesi de Gravataí. Nesta quarta (10/5), a programação contou com uma performance do Grupo Tholl. No foyer do segundo andar do Teatro do Sesi, o público pôde interagir e participar de vivências analógicas e digitais com a temática da saúde integral.

O Sesi Conecta Saúde é promovido pelo Serviço Social da Indústria do Estado do Rio Grande do Sul, e prepara pessoas e empresas para uma gestão avançada da saúde integral no trabalho.

Leia aqui sobre o primeiro dia do Sesi Conecta Saúde

Publicado quarta-feira, 10 de Maio de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat