Você está aqui

“Seja luz no Caminho de Quem Precisa” é o conceito que norteia a campanha Setembro Amarelo 2023, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e voltada para as indústrias e para a sociedade. O objetivo é levar conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida, pegando-se o gancho do 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Os dados justificam este esforço. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos – trata-se da segunda principal causa de morte entre aqueles com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros tiram a própria vida a cada dia.

A ideia do Sesi-RS é fomentar a discussão do tema entre líderes de empresas e a população, para que todos tenham um olhar especial e atento a quem precisa de ajuda. A campanha pode ser acessada pela página: www.sesirs.org.br/setembroamarelo. A empresa também pode aderir à campanha pelo 0800 051 8555.

“Temos um trabalho constante com a saúde mental, bem como com o bem-estar das pessoas. Além de trazer impactos positivos para o indivíduo, também beneficia o lado profissional”, afirma superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

O site disponibiliza diversos conteúdos sobre o assunto, tanto para quem passa por momentos difíceis quanto para quem se dispõe a apoiar, assim como o farol apresentado pela campanha – guiando aqueles que precisam. A simbologia lembra que, em determinadas situações, precisamos de ajuda para enfrentar as dificuldades. Muitas pessoas em um momento difícil não pedem auxílio por vergonha ou por considerarem fraqueza. Porém, verbalizar esta necessidade pode ser o primeiro passo para sair de um momento de crise.

Programação
A campanha do Sesi-RS será lançada oficialmente no dia 1º de setembro durante a Expointer, e ao longo do mês haverá diversas atividades.

Publicado quarta-feira, 30 de Agosto de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat