Você está aqui

A equipe de robótica GC4 Tomorrow, composta por estudantes de escolas públicas, conquistou o prêmio Rookie All-Star Award na First Robotics Competition (FRC). A disputa ocorreu durante o Festival Sesi de Educação, em São Paulo. O time premiado é fruto do programa Indústria do Amanhã, uma parceria entre o Sistema FIERGS e o Instituto Caldeira. 

Formada por 16 alunos da educação básica da rede pública, com idades entre 16 e 20 anos, a equipe trouxe para o Rio Grande do Sul o principal troféu da competição destinado a iniciantes. O reconhecimento é concedido ao time novato (rookie) de maior destaque na temporada de estreia, avaliando critérios como parceria, proatividade e impacto em ciência e tecnologia. Na temporada Rebuilt da FRC, os desafios envolveram engenharia e programação avançadas em jogos de arena, com tema inspirado na arqueologia. Ao todo, 48 equipes competiram em São Paulo. A modalidade exige o projeto, a construção e a programação de robôs de porte industrial para a realização de tarefas complexas. Sob regras rigorosas e recursos limitados, os alunos desenvolvem habilidades técnicas e competências como liderança, comunicação e trabalho em equipe. 

Encerrado neste domingo (8), o Festival Sesi de Educação reuniu estudantes de todo o país na Fundação Bienal, localizada no Parque do Ibirapuera. Entre outras atividades, o espaço sediou competições nas modalidades First LEGO League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e Stem Racing. Além da GC4 Tomorrow, o Rio Grande do Sul foi representado pelas equipes TecRobot, de FRC (Escola Sesi de São Leopoldo); Mont, de FRC (Escola Sesi de Montenegro); BlackMamba, de Stem Racing (Escola Sesi de Pelotas); e Aventura Lego, de FLL (Contraturno Sesi de Santa Cruz do Sul). 

INDÚSTRIA DO AMANHÃ
O Indústria do Amanhã é um programa estratégico de parceria entre o Sistema FIERGS e o Instituto Caldeira que visa modernizar e impulsionar a inovação no setor industrial do Rio Grande do Sul. Ele capacita jovens, professores e gestores por meio de formações em tecnologias, robótica e novas metodologias, conectando talentos a demandas reais da indústria, incluindo o apoio a startups. Saiba mais em www.fiergs.org.br/industria-do-amanha

Publicado segunda-feira, 9 de Março de 2026 - 15h15
Fale Conosco!